Crédito: Divulgação

Praia Shopping é o primeiro shopping a utilizar energia solar como fonte de eletricidade em Natal

TER. 26 ABR

A partir deste mês, o Praia Shopping passa a ser o primeiro empreendimento da categoria, a utilizar a energia solar fotovoltaica como fonte de eletricidade na cidade do sol. O shopping agora faz parte do condomínio solar instalado em Monte Alegre, na Grande Natal, e dos cerca de 19 mil kWh consumidos mensalmente, terá aproximadamente 11 mil kWh gerados por meio do sistema de compensação de autogeração remota.

Isso quer dizer que a energia está sendo gerada e sendo inserida no sistema nacional por meio da Cosern, o que resultará numa compensação de crédito. “Escolhemos o uso da energia solar para nosso empreendimento, com intuito de trazer inovação, energia limpa e economia. Em relação a parte física, não muda em nada, continuamos a receber a energia via concessionária. A diferença é que devolveremos a eles energia solar, por meio da usina e no fim do mês, ocorre a compensação. A previsão é que haja uma redução de até 20% no consumo de energia em abril”, explica a gerente de operações do shopping, Fabiana Moreira.

Segundo o responsável pela usina solar, Alexandre Soares Gomes, o autoconsumo remoto está previsto na Resolução 413 da ANEEL. O documento permite que, dentro do estado, possa haver em qualquer local uma geração remota e o estabelecimento fazer o consumo dela. Ele destaca ainda que os benefícios da utilização da energia fotovoltaica vão além da economia.

“A energia solar é completamente limpa e renovável. Como não estamos utilizando a geração hidrelétrica nem de consumo fóssil, também contribuímos para reduzir a poluição do planeta, além de gerar créditos de carbono”, destaca Alexandre. Um crédito de carbono representa a não emissão de uma tonelada de carbono na atmosfera.

Com o objetivo de sempre buscar mais, tanto economia quanto energia limpa, possivelmente no segundo semestre, o shopping deve avaliar a locação de uma segunda usina, para cobrir toda a necessidade de energia necessária para o local.

  Revista Negócios
 Veja Também