Potiguar lança Livro 'Execução Fiscal: Aspectos Práticos'

QUA. 08 MAI

A proposta da Reforma da Previdência está em evidência como medida inadiável para otimizar recursos públicos e vem causando polêmicas. Porém, o que pouco se difunde e merece atenção da população é que mudanças no sistema tributário poderiam aumentar mais a receita do poder executivo e, na avaliação de especialistas, seria essencial esse debate em conjunto. É nessa ótica que o advogado potiguar Thiago Modesto Protásio se debruçou sobre os principais aspectos formais e materiais exigidos no Código Tributário Nacional e no Processo Judicial Tributário e lançará, no dia 06 de junho, na Galeria Fernando Chiriboga, 3º piso do Midway Mall, o livro 'Execução Fiscal: Aspectos Práticos'.

Direcionada aos profissionais, estudantes do direito e contribuintes no geral, a obra relata sobre os meios de defesa dos contribuintes disponíveis contra a exigência fiscal, fala sobre arbitrariedade do poder público, dívidas recorrentes das empresas, e serve como uma espécie de orientação para saber quando o Estado extrapola o próprio direito ao recebimento do crédito tributário. Apesar dos assuntos em destaque serem bem específicos, sobre a legitimidade e os bens impenhoráveis na execução fiscal, o autor enfatiza que a queixa em torno do peso dos tributos é geral e a população, e em especial os empresários, questionam a vigente execução fiscal e seus impactos para o desenvolvimento do país. 

E, nessa perspectiva, nada mais necessário que publicações como essa tragam análises sob à luz da mais atual orientação jurisprudencial emitida pelos Tribunais Superiores. Ainda mais que o Congresso Nacional ensaia a retomada do debate sobre a Reforma Tributária possivelmente ainda neste semestre. Tem-se, portanto, que as isenções fiscais, as recorrentes anistias e as falhas na arrecadação precisam ser enfrentadas urgentemente, assim como é defendida a simplificação dos tributos, o aumento da progressividade da tributação, a redução da tributação sobre a folha de pagamento e a ampliação da tributação sobre renda e patrimônio. 

Sobre o autor
Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil na Seccional do Rio Grande do Norte (OAB/RN), especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estados Tributários (IBET). É pós-graduando em MBA em auditoria em Direito Digital e Direito Tributário pelo BSSP Centro Educacional. É sócio-fundador do escritório de advocacia Thiago Protásio Advocacia. É presidente estadual da Comissão de Direito Tributário da Associação Brasileira de Advogados do Rio Grande do Norte (ABA/RN). É presidente da Comissão de Direito Tributário da ABA/Parnamirim. 

SERVIÇO

Lançamento do Livro – Execução Fiscal: Aspectos Práticos
Data: 6/06 (quinta-feira) 
Hora: 18h - 22h 
Local: Galeria Fernando Chiriboga – 3º piso do Midway Mall 

 

  Revista Negócios
 Veja Também