Porta de entrada para Europa e África, Portugal abre-se às startups brasileiras

TER. 20 NOV

O primeiro contato de Eric dos Santos com Portugal foi semelhante ao de vários brasileiros: passando férias. Mas já naquela ocasião, pouco mais de dois anos atrás, ele foi positivamente contaminado pelo agradável ambiente do país. Consultou a esposa, conversou com os sócios e em janeiro de 2018 chegou de mala, cuia e empresa.

Resumidamente, foi assim que a Beer or Coffee, startup da qual é um dos integrantes, desembarcou em Portugal e abriu a porta para um mercado, apenas na União Europeia (UE), de 50 países (28 estados membro da UE, dos quais 19 na área do Euro), 741 milhões de pessoas e com o segundo maior PIB mundial (2016). É atrás de oportunidade semelhante que as 15 startups que participam do programa Startout Brasil, ciclo Lisboa, estão a buscar.

Para proporcionar uma chegada mais suave ao território europeu, o programa ofereceu aos empreendedores brasileiros, ao longo da segunda-feira (12), contato direto com especialistas de mercado como publicitários, advogados, empreendedores e representantes empresariais de entidades análogas à CNI.

O próprio Eric dos Santos foi um dos empresários que apresentou o cenário português aos colegas brasileiros, com os quais compartilha muitas semelhanças pelo fato de também ser de uma startup: “Nossa operação ainda é um piloto, mas é um cenário muito promissor. Uma das diferenças é que no mercado daqui os contatos são pessoais, enquanto no Brasil se faz muito isso por meio eletrônico”.

Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Francisco Murteira Nabo reforçou a importância do networking para chegar ao mercado, estabelecer-se e seguir de forma consistente. “O networking deve ser cotidiano e é fundamental. Portugal está organizado em grandes associações comerciais e uma confederação nacional. A vida dessas entidades é feita de eventos, essas câmaras são pontes para relações bilaterais. Não se pode negligenciar a importância dessas redes”, ensinou.

Um aspecto comum destacado por todos os especialistas ouvidos pelos empreendedores brasileiros na segunda-feira (12) foram as oportunidades e incentivos disponíveis no país, algo que faz brilhar os olhos de quem pretende aproveitar Portugal como ponte para outros pontos da Europa e também da África. Entre elas, a facilidade de abrir uma empresa, processo que, com todos os documentos em mãos, pode durar menos de uma hora.

Advogado especialista em startups, Paulo Bandera, do escritório SRS Legal, revelou que 12 programas de incubação e aceleração em Portugal são parceiros do escritório, que até já criou seu próprio programa de aceleração, chamado Startup Lab. “Portugal é um dos países onde é mais fácil abrir um negócio na Europa. Desde 2006 houve uma revolução na forma de abrir uma empresa. Há 15 anos demorava mais de três messs, hoje qualquer pessoa abre em uma hora. A mudança principal foi na mentalidade que orienta esse serviço, para conferir mais agilidade ao processo”, explicou.

Diretor da Startup Portugal, João Borga, foi um dos que destacou o aspecto das oportunidades aos brasileiros. Ele relatou que Portugal tem 45 iniciativas implantadas com foco em startups: 20 delas funcionam desde 2016 e o restante começou em 2018. O elo que transforma cada uma delas em uma corrente com grande potencial é a Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras, que tem 135 unidades distribuídas em todo o território com foco em impulsionar novos negócios

“Fomos reconhecidos pela Forbes como um dos ambientes mais amigáveis para empreendedores estrangeiros, temos a quinta melhor rede de fibra ótica do mundo, com conexão em qualquer lugar do país com velocidades semelhantes à das grandes cidades. Além disso, a rede de incubadoras contribui para uma chegada suave (soft landing no jargão do setor), com espaços de co-working e outras facilidades”, destaca Borga.

Os empresários brasileiros seguem em Portugal até o fim da semana. A imersão no ecossistema português de empreendedorismo continua na terça-feira (13) com visitas a entidades empresariais focadas em startups, aceleradoras e investidores.

VANTAGENS DE EMPREENDER EM PORTUGAL PARA BRASILEIROS
• Clima agradável (em comparação com outras capitais europeias); 
• Aluguéis mais baratos que em países vizinhos; 
• Rede de incubadoras e aceleradoras; 
• Sede do maior evento de empreendedorismo do mundo: o Websummit, que em 2018 reuniu mais de 70 mil pessoas de 170 nacionalidades, ficará em Lisboa pelos próximos 10 anos; 
• Taxa única de imposto de 21%; 
• Proximidade cultural; 
• Mesmo idioma; 
• Facilidade de imigração; 
• Baixo custo para adaptações e mudanças de produtos e serviços; 
• Turismo de negócios muito forte; 
• Incentivos e fomento à inovação.

SAIBA MAIS
O StartOut Brasil é um programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Ministério das Relações Exteriores (MRE), SEBRAE e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o programa já passou por Buenos Aires, Paris, Berlim e Miami e já recebeu 56 startups. Mais informações: www.startoutbrasil.com.br.
 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

 

  Revista Negócios
 Veja Também