Crédito: Célio Duarte | Sebrae

Plano de desenvolvimento fará do semiárido celeiro de oportunidades

SEX. 04 DEZ

Intitulada Capital do Semiárido, o município de Mossoró é ponto de partida para novo momento de oportunidades para a região semiárida. A cidade sedia o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido, aberto pelo vice-presidente Hamilton Mourão e várias autoridades, na tarde desta quinta-feira (3), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Com apoio do Sebrae-RN e outras instituições, o evento prossegue até sábado (5), discutindo um novo Plano de Desenvolvimento do Semiárido.

O vice-presidente Hamilton Mourão destacou que o novo Plano de Desenvolvimento pretende mudar a face do semiárido, a partir de metas para aproveitamento das potencialidades da região. “Estou seguro que medidas há muito debatidas serão efetivadas para termos um semiárido moderno, produtivo, sustentável e fornecedor de alimentos para o mundo. Com água e bons projetos, o semiárido brasileiro se tornará outro celeiro, aumentando a capacidade do Brasil como grande potência agroambiental que é. Essa é a hora do semiárido. Vamos chegar lá, vamos vencer”, afirma Mourão.

O objetivo é atualizar o planejamento de políticas públicas, que ambicionam fazer da região a nova fronteira do desenvolvimento sustentável no mundo. Embora seja desafiador para grandes investidores, a transformação da realidade socioeconômica do semiárido passa também pelo apoio aos pequenos negócios, segundo o diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano.

Presente à abertura, Marcelo Toscano reiterou o compromisso do Sebrae na inserção de micro e pequenas empresas no novo Plano de Desenvolvimento do Semiárido. Para viabilizar essa inclusão, Toscano ressaltou o trabalho da instituição para tornar mais competitiva a cadeia produtiva do semiárido no Rio Grande do Norte, onde 90% do território fica em área semiárida.

“O Sebrae desenvolve papel forte nesse sentido desde 2017, anteriormente com o projeto Sertão Empreendedor e agora projeto AgroNordeste, melhorando a gestão dos pequenos negócios, com ênfase na inovação, na tecnologia e no desenvolvimento sustentável”, explica. No Rio Grande do Norte, o AgroNordeste atende cerca de três mil produtores.

Entusiasta do novo momento, o Sebrae participa da construção do novo Plano de Desenvolvimento, segundo Toscano. “O Sebrae entra nesse processo de atualização do Plano para trabalhar a área de gestão, para melhorar o encadeamento produtivo dos pequenos produtores, inserindo-os no mercado com qualidade e competividade, a fim de obter melhores resultados”, enfatiza.

Segurança hídrica

Presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, o deputado federal General Girão, idealizador do Fórum, lamentou o fato do Plano de Desenvolvimento do Semiárido estar esquecido há quase 20 anos. O objetivo, segundo ele, é aprimorá-lo, transformá-lo em projeto de lei e em posterior lei federal, assegurando a continuidade. “Queremos ciclo de geração de emprego e renda em grande escala. Para isso, precisamos focar nas seguranças hídrica, alimentar, de infraestrutura, jurídica, social e pública”, defende Girão.

Também participante da abertura do Fórum, o assessor de gestão da área de Empreendimento e Gestão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Luiz Curado, explicou que uma parte do plano é executada: transposição do Rio São Francisco, que também contempla o Rio Grande do Norte em dois eixos – rios Piranhas/Açu e Apodi/Mossoró.

Luiz Curado alertou, entretanto, para necessidade de pensar a recarga da água, haja vista secas cíclicas do manancial. Segundo ele, transpor água de bacias doadoras é uma opção para a transposição funcionar a contento. “China e EUA fazem, mas o Brasil, não”, comparou, ao acrescentar que o semiárido deve aprender a conviver com água, e não com seca; com riqueza, não com miséria.

Também participaram da solenidade o Ministro da Educação, Milton Ribeiro; o vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, senador Eduardo Girão (Podemos-CE); presidente da Frente Parlamentar Mista da Agricultura e do Agronegócio, deputada federal Bia Kicis (PSL-DF); vice-governador do estado, Antenor Roberto, e a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, além de outras autoridades.

Após a cerimônia, autoridades e convidados abriram a Feira Nacional do Semiárido, na Estação das Artes Eliseu Ventania – exposição e estandes de produtos e serviços relacionados às potencialidades do semiárido. O Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 é realizado pelo Governo Federal, Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido e Instituto Sagres. A programação desta sexta-feira (4) será realizada na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), na discussão dos 13 eixos temáticos do Plano de Desenvolvimento do Semiárido.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também