Crédito: Divulgação Sebrae/PI

Piauí lidera as exportações de mel do Brasil, que cresceram 112% em 2021

SEX. 26 MAR

No primeiro bimestre deste ano, o Brasil exportou cerca de 9 mil toneladas de mel in natura, registrando um aumento de 112% em relação ao mesmo período de 2020. O Piauí foi o Estado do país que mais contribuiu para esse incremento, com um volume de 2,8 mil toneladas exportadas do produto, sendo oriundas principalmente dos municípios de Oeiras (2,1 mil), Picos (325) e Simplício Mendes (38). Os dados estão disponíveis na Agrostat Brasil, ferramenta por meio da qual o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento divulga as estatísticas de exportação e importação brasileira de produtos agropecuários.

Ainda de acordo com a ferramenta, somente em janeiro e fevereiro deste ano, as vendas de mel para o exterior garantiram um faturamento de cerca de US$ 9,8 milhões para as cooperativas e empresas piauienses, um incremento de cerca de 1.000% em relação ao primeiro bimestre de 2020. Já o faturamento nacional com as exportações do produto foi de cerca de U$ 30 milhões, um aumento de mais de 350% em relação ao mesmo período do ano passado.

“O Sebrae comemora esse aumento significativo nas exportações de mel do Piauí, especialmente pelo fato da apicultura no Estado ser feita, em sua grande maioria, por pequenos produtores, que representam 90% de todos os envolvidos nessa atividade. Esses resultados nos mostram que estamos no caminho certo, quando apostamos na apicultura e empreendemos todos os esforços para apoiar essa cadeia produtiva tão importante para a economia do Piauí”, comenta o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

O Sebrae tem um amplo trabalho junto à apicultura piauiense. A instituição atua de forma estratégica em todos os elos dessa cadeia produtiva, desde a produção no campo, extração e beneficiamento até o fomento à comercialização. Entre as ações realizadas estão capacitações e consultorias focadas em manejo, inovação tecnológica, aumento da produtividade, melhoria da qualidade e certificações.

Como exemplos de consultorias realizadas junto ao segmento apícola estão as de Implantação de Programas de Controle de Qualidade; e de Apoio às Certificações Orgânicas, de Garantia de Origem e de Comércio Justo.

“As certificações tornaram o mel piauiense diferenciado e mais valorizado pelo mercado, fortalecendo a competitividade dos empreendimentos apícolas do Estado. Atualmente, temos cerca de três mil apicultores certificados, organizados em cooperativas e empresas integradoras. Isso contribui para que o Piauí venha, há alguns anos, figurando entre os três maiores exportadores de mel do Brasil. Hoje, o nosso produto pode ser encontrado nos melhores mercados mundiais, sendo os Estados Unidos o principal destino do mel piauiense, com quase 75% do volume exportado, seguido da Europa, com destaque para a Alemanha”, pontua a analista do Sebrae no Piauí, Mercês Dias.

Treinamentos, capacitações e consultorias

Para Janete Dias, gerente da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião da Simplício Mendes, Comapi, os treinamentos, capacitações e consultorias realizadas pelo Sebrae são muito importantes para o fortalecimento da apicultura.

“A instituição atua diretamente na base produtiva, capacitando os apicultores para as boas práticas de manejo apícola e obtenção de certificações, que garantem a qualidade do produto e favorecem a melhoria do preço de venda. Esse apoio se estende também à gestão do negócio. Juntamente com outros parceiros estratégicos, o Sebrae vem contribuindo bastante para a geração de renda no campo, garantindo mais qualidade de vida para os apicultores e suas famílias”, ressalta.

De acordo com Sitonho Dantas, presidente da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro, Casa Apis, as exportações, que já vinham crescendo significativamente nos últimos anos, foram especialmente incrementadas nesse atual momento de crise sanitária, com as mudanças no comportamento de consumo e nos hábitos alimentares. “Temos um produto natural e orgânico, com propriedades que fortalecem o sistema imunológico. Devido a isso, cresceu bastante a demanda mundial por esse produto. Tivemos também um aumento significativo no preço do mel, que mais que dobrou nos últimos 12 meses, incrementando a renda com a atividade”, informa Sitonho Dantas.

A Casa Apis, localizada na cidade de Picos, no semiárido piauiense, envolve 900 produtores, tendo uma produção anual de até 1,5 mil toneladas, a depender das condições climáticas da região.

Agênia Brasil

  Revista Negócios
 Veja Também