Pesquisa da Box 1824, agência de pesquisa e consultoria de tendências em comportamento e inovação, divulgada pela edição eletrônica da revista Meio & Mensagem, revelou o novo comportamento do consumidor brasileiro. De impulsivo e emocional para muito mais racional. A pesquisa pode ser vista na Plataforma Gente, da Globosat.
Hoje, segundo Henrique Diaz, diretor de planejamento da pesquisa que produziu a pesquisa, o consumidor brasileiro está mais crítico e comprando movido pela razão, não mais pelo desejo, emotivamente.
O estudo foi realizado com pessoas de todas as classes sociais e idades. “Acompanhamos a jornada de compra dessas pessoas em lojas físicas e onlines, e monitoramos os movimentos comportamentais e tecnológicos que acontecem fora do Brasil”, disse Diaz à M&M.
Confira as sete tendências comportamentais do novo consumidor brasileiro, publicadas na Meio & Mensagem:
1. Owner Mindset: pensando e agindo como sócio
Essa tendência avalia que o consumidor passou a agir como sócio da marca. Ou seja, ele passa a comprar de determinada marca para dar apoio aos seus valores e causa, que são compartilhadas entre eles, para que essa marca continue existindo.2. Z-Store: a loja pensada pelo olhar da Geração Z
O varejo tende a operar o online e off-line de maneira segregada, mas com a fusão entre real e digital, a relação estabelecida on e off-line passam a condicionar as escolhas dos consumidores com base nas características de cada universo, impulsionando cada vez mais a simbiose entre as duas realidades e o que cada uma oferece.3. Algorithm Play: hackers de algoritmos
Essa tendência entende que o consumidor simula cenários para chegar à melhor compra, logo, compreender o funcionamento dos algoritmos é essencial para ter os melhores resultados.4. Money Puzzle: o tabuleiro das formas de pagamento
Com o passar dos anos, o consumidor amadureceu sua forma de pensar na vida financeira, com isso, a forma de pagamento também passou por mudanças: o consumidor passa a escolher de modo mais ponderado e assertivo.5. Ubiquitous Delivery: a entrega possível em todos os lugares
O imediatismo da vida moderna fez com que as noções de prazo e formas de entrega se reinventassem para atender às demandas e urgências dos consumidores. Desde aplicativos que permitem a compra e entrega imediata até a oferta de retirada em canais distintos de acordo com a comodidade oferecida.6. Reputation Era: o poder dos comentários
É importante criar uma base de relacionamento com consumidores, pois na era da convivência entre digital e real, o que as pessoas falam das marcas e dos produtos pode construir ou destruir a reputação de uma marca.7. Cinderela Mode: do bom e do melhor momentaneamente
Atualmente uma das principais necessidades dos consumidores é ter algo necessário momentaneamente e não permanentemente, ou seja, as marcas precisam ter estratégias que cabem no bolso dos consumidores e que momentaneamente possibilitam a satisfação dos desejos sem o compromisso da perenidade.
Fonte: Meio & Mensagem