Pesquisa da XP aponta empate técnico entre Bolsonaro e Lula

SEX. 25 MAI

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (25) pela XP Investimentos e Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) registrou empate técnico entre os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Lula (PT), numa simulação de 2º turno entre os candidatos.  

O levantamento também mostra que 54% dos entrevistados ainda não estão interessados em eleições. E outro número que chama a atenção é o de brancos e nulos, fato que abre espaço para um cenário de incertezas.

Na pesquisa espontânea (quando o pesquisador pergunta ao entrevistado em quem deseja votar, mas apresenta nomes), o número de brancos e nulos ficou em 33%, enquanto os indecisos (em sua maioria, mulheres, idosos, baixa renda e pessoas com educação acima da média) contabiliza 32%. 

Ainda na simulação das intenções de voto, da pesquisa espontânea, Jair Bolsonaro aparece com 13% contra 11% de Lula. Geraldo Alckimim (PSDB) com 3%, Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) com 2% cada e Álvaro Dias (Podemos) com 1% vêm na sequência. Ainda foram citados (mas sem percentual): João Amoêdo (Novo), Guilherme Boulos (Psol), Fernando Haddad (PT), Flávio Rocha (PRB), Manuela D'Ávila (PC do B) e Michel Temer (MDB).

Pesquisa Estimulada
Na primeira simulação não há candidato do PT. Nessa combinação de nomes, Jair Bolsonaro lidera de maneira isolada, com 24% das intenções de voto. É seguido por Marina Silva (Rede), com 13%. Depois, vêm Ciro Gomes (PDT), que registra 10%. Geraldo Alckmin (PSDB) tem 9%. O percentual de brancos, nulos e indecisos é de 28%.

Na segunda simulação, a XP quis testar o nome de Fernando Haddad (PT), entre os pré-candidatos. Nesse cenário, tudo ficou quase igual, pois o petista teve apenas 3%. Jair Bolsonaro seguiu com 24% e Marina apareceu com 14%.

No terceiro quadro, a XP testou o nome de Lula entre os concorrentes ao Planalto. Nessa hipótese o petista lidera, com 29%, seguido de Bolsonaro com 24%. Os dois estão separados por 5 pontos percentuais, 1 além da margem de erro proposta pelo levantamento.

Sem Lula no 2º Turno, Jair Bolsonaro lidera de forma isolada, contabilizando 34% das intenções devotocontra 29% de Geraldo Alckmim. Brancos, nulos e nenhum somam 34%. Numa possível disputa de 2º Turno com Ciro Gomes, a vantagem é ainda maior pró-Bolsonaro: 37% a 29%. No teste, Alckmim x Ciro, nota-se uma leve vantegem para o tucano, com um empate técnico no limite da margem de erro: 31% a 27%.    

Os maiores percentuais, no entanto, são registrados na pesquisa de rejeição de candidatos. Confira:

91% Michel Temer (MDB)
60% Lula (PT)
57% Rodrigo Maia (DEM)
56% Fernando Haddad (PT)
56% Henrique Meirelles (MDB)
55% Marina Silva (Rede)
53% Geraldo Alckmim (PSDB)
53% Ciro Gomes (PDT)
47% Jair Bolsonaro (PSL)
45% Álvaro Dias (Podemos)
44% Manuela D'Ávila (PC do B)
40% Guilherme Boulos (Psol)
39% Flávio Rocha (PRB)    
35% João Amoêdo (Novo)    


Registro TSE
A pesquisa do Ipespe está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº BR-09600/2018 & BR-05699/2018. Há 2 números porque o levantamento foi realizado por telefone, em duas etapas: de 15 a 18 de maio (1.000 entrevistas) e de 21 a 23 de maio (mais 1.000 entrevistas). A margem de erro total das duas amostras somadas é de 2,2 pontos percentuais.

Mais sobre o IPESPE
A Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) é uma empresa de Pernambuco comandada pelo marqueteiro Antônio Lavareda, que já trabalhou para Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e foi um dos ideólogos da troca de nome do PFL para DEM (Democratas) em 2007.

 

  Revista Negócios
 Veja Também