Pesquisa da Visa aponta crescimento do e-commerce

 

Já não é novidade para ninguém que o comércio eletrônico deixou de ser apenas uma tendência de mercado. Os dados apurados em pesquisa da Visa Consulting & Analytics comprovam esta realidade. Numa comparação entre os anos de 2016 e 2017, o faturamento do varejo de vestuário, por exemplo, caiu 5%. Culpa, em grande parte, do desempenho das lojas físicas. Já no e-commerce, durante o mesmo período, o faturamento cresceu em mais de 10%. 

E a classe média é a grande responsável pelo crescimento nas compras do mercado online. Segundo a pesquisa da VCA, os consumidores deste segmento da sociedade foi responsável por 75% das compras de vestuário no mundo virtual. O ticket médio das compras realizadas por essa faixa da população no comércio virtual é 50% superior ao valor investido por essa mesma classe nas compras em lojas físicas. 

O crescimento do faturamento no e-commerce também foi acompanhado pelo aumento no número de consumidores e de transações, 7,7% e 5,2%, respectivamente. Em 2017, as compras online de vestuário representaram 8% do total do setor, enquanto em 2016, era 7%. A datas comemorativas mais fortes no varejo reforçam esse paralelo entre o mundo online e físico. A análise da VCA mostrou que, enquanto dia das mães, namorados e dia das crianças caíram dois dígitos de faturamento no mundo offline em 2017, no comércio eletrônico, o crescimento foi de 12%, 7% e 11% respectivamente.

  Revista Negócios
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