Pequenos são destaque no Prêmio Nacional de Inovação

SEG. 17 JUN

A 6ª edição do Prêmio Nacional de Inovação reconheceu 15 empresas de sete estados brasileiros que investem em processos e produtos inovadores. Os prêmios para os pequenos negócios ficaram com a Boulle, CCLi, Editora Belas Letras e Topos Informática. Akaer, BMD Têxteis, Ativa Soluções Tecnológicas, Angelus e MIP Engenharia foram as médias indústrias reconhecidas, enquanto entre as grandes foram: WEG, Natura, Enel, Embraco, Basf e Aker Solutions. A solenidade de entrega do Prêmio aconteceu durante o 8º Congresso Nacional de Inovação da Indústria, promovido pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.

“Para nós, do Sebrae, das startups e das empresas inovadoras, essa noite tem um sabor especial. É um momento de alegria, encantamento, celebração. É saber que o Sebrae está no caminho certo e que, sobretudo, o brasileiro é um grande entusiasta. Não se faz empreendedorismo e inovação sem a alegria e esperança de transformar nossa sociedade”, comemorou o presidente do Sebrae, Carlos Melles. “Os finalistas são todos campeões. Somos aqui 24 campeões. O Sebrae se sente honrado, junto com a CNI, pois vocês estão criando um país melhor”.

“Assumimos o desafio de fazer com que o setor privado se comprometa com o que há de melhor e inspirador em termos de novas tecnologias, produtos, processos, serviços, mercados e políticas. É assim que vemos a inovação: como a saída mais inteligente para o triunfo, vencendo, inclusive, as adversidades econômicas. Essa é a razão de ser desse prêmio”, afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. 

O Prêmio Nacional de Inovação é dividido em três modalidades, definidas por porte das empresas. Cada modalidade conta com as categorias Gestão da Inovação e Inovação, sendo que esta última tem quatro sub categorias: produto, processo, organizacional e marketing. Nesta edição, também foram reconhecidas empresas que promoveram práticas inovadoras em saúde e segurança do trabalho (SST). 

“É um prazer estar aqui pela Topos Informática. Passamos por uma transformação nos últimos tempos, que nos permitiu comprovar processos e criar uma estrutura realmente colaborativa. Agora entendemos como funciona o processo de aceleração empresarial e agradecemos todos os que nos ajudaram a chegar até aqui”, celebrou o diretor da Topos Bahia, Ramon Santos, destacando que a Topos representa o estado da Bahia – única finalista do Nordeste das MPE. A empresa sagrou-se campeã nas categorias Inovação Organizacional e Gestão da Inovação.

A honra em vencer o Prêmio foi ressaltada por Rodolpho Gutierrez, da Boulle Móveis de Fundamento: “Essa lareira tem uma história especial, pois foi o 1º produto com produção em série. Nosso produto representou o design brasileiro nos Jogos Olímpicos e fomos convidados para expor em Milão em 2017 e 2018”. Por sua vez, Gustavo Guertler, diretor da Editora Belas Letras, declarou: “Muito obrigada ao Sebrae e à Fernanda, nossa Agente Local de Inovação (ALI). Inovação é não colocar as pessoas em caixinhas, é deixar elas pensarem”.

Todos os vencedores participarão de imersão internacional em ecossistema de inovação. Além disso, aqueles que ficaram em 1º lugar nas categorias de produto e processo terão R$ 150 mil pré-aprovados para desenvolver projetos por meio do Edital de Inovação para a Indústria – iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI) e Sebrae.


Conheça os projetos vencedores:

 

MICRO OU PEQUENA EMPRESA

Inovação de Produto: Boulle Móveis de Fundamento (Curitiba, PR)
A Boulle cria móveis exclusivos e funcionais de madeira maciça, utilizando matéria-prima de origem sustentável e ecologicamente correta, buscando árvores caídas naturalmente ou madeiras submersas em rios e represas, além de peças antigas para promover uma transformação. A principal inovação foi a Lareira LUG, que é uma lareira portátil, de uso doméstico, fabricada a partir de um bloco maciço de madeira certificada, que utiliza álcool líquido para seu funcionamento e possibilita o aquecimento de até 20m² por duas horas. 

Inovação em Processo: CCLi Consultoria Linguística (São José do Rio Preto, SP)
A CCLi é uma consultoria linguística que está expandindo para todo o país por meio de projetos via videoconferência. A principal inovação implementada é uma nova metodologia para consultoria linguística que aborda o cliente de modo distinto aos cursos tradicionais de idiomas, oferecendo soluções customizadas para cada pessoa. A inovação deu resultados: 100% dos alunos que tiveram aulas com a nova metodologia foram aprovados na certificação de idiomas TOEFL. 

Inovação em Marketing: Editora Belas Letras (Caxias do Sul, RS)
A editora Belas Letras produz livros sobre criatividade, viagens, família e gastronomia, compartilhando experiências transformadoras para tornar o mundo um lugar mais humano, sensível e criativo. Entre as principais inovações estão as mudanças no modelo de vendas e as parcerias estratégicas que permitiram a entrada em novos mercados. Como exemplo, a campanha “compre um, doe um” promoveu o engajamento dos clientes na doação de mais de 5 mil livros e potencializou as vendas online da editora. Linha de produtos exclusivos, criação de livros infantis personalizáveis e vendas de livros digitais aumentaram o faturamento da empresa.

Inovação Organizacional: TOPOS Informática (Salvador, BA)
A TOPOS atua há mais de 25 anos prestando serviços nas áreas de TI e comunicação. A empresa implementou um novo modelo de negócio baseado na lógica de aceleração de startups e geração de spin-offs. Chamado “GetIN”, funciona como uma unidade de apoio administrativo, auxiliando na gestão das diferentes linhas de negócios, bem como um mecanismo de geração de spin-offs e aceleração de startups para os múltiplos novos negócios desenvolvidos pela organização. Devido à inovação, a empresa captou novos clientes, aumentou o portfólio de ofertas e obteve significativos impactos positivos no faturamento.

Gestão da Inovação: TOPOS Informática (Salvador, BA)
A TOPOS criou um “Espaço da Inovação”, onde os colaboradores podem discutir e desenvolver ideias para novos projetos, e implantou um “Portal de Inovação”, engajando colaboradores em diferentes níveis organizacionais, no processo de inovação. O portal foi tão bem-sucedido que se tornou um produto da TOPOS e já é oferecido ao mercado. Além disso, a empresa implantou o modelo de negócio “GetIN” como uma forma de aceleração de startups e geração de novos negócios por meio de spin-offs. Essas iniciativas destacam a TOPOS como uma referência para Gestão da Inovação em uma pequena empresa brasileira.

Destaque Saúde e Segurança no Trabalho: Boulle Móveis de Fundamento (Curitiba, PR)
A Boulle apresentou expressivos resultados decorrentes das práticas relacionadas à saúde e segurança no trabalho. Há uma preocupação quanto à segurança, saúde e ergonomia dos colaboradores, parceiros, fornecedores e terceirizados. Há treinamentos sobre segurança e ergonomia, campanhas de conscientização sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual, padronização dos processos e mecanismos para a segurança na operação de máquinas e equipamentos. A empresa ostenta um histórico impecável, nunca tendo tido colaboradores afastados por acidente ou doenças de trabalho desde a fundação da empresa.

 


Fonte: Agência Sebrae

 

  Revista Negócios
 Veja Também