Pequenas empresas potiguares expõem no EEBA 2019

SEG. 16 SET

Seis empresas atendidas pelo Sebrae no Rio Grande do Norte participam de um dos principais eventos de cooperação bilateral entre a Alemanha e o Brasil. As empresas Samanau, Coco & Cia,  Aquacoco,  Produmar, Delicia Potiguar e Candypop estão expondo as marcas e os produtos fabricados no 37º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que está sendo realizado em Natal e até esta terça-feira (17). Parte das empresas integra o projeto Produto Potiguar, desenvolvido em parceria entre Sebrae e Federação das Indústria do Rio Grande do Norte (Fiern).

Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias Alemães (BDI), com o apoio da Fiern, o EEBA 2019 acontece até amanhã (17), no Centro de Convenções de Natal. O evento reúne empresários e representantes de governos dos dois países, e paralelo às discussões políticas exteriores e acordos comerciais, está sendo realizada uma rodada de negócios entre empresas dos dois países. E as empresas potiguares também estão centro das negociações com foco no mercado internacional.

No primeiro dia do evento, que também tem o apoio do Sebrae, foram apresentadas oportunidades de negócios e potenciais econômicos do estado e a possibilidade de aliança entre os países. Entre as potencialidades, os campos maduros de petróleo e gás significam novas e expressivas oportunidades para o Rio Grande do Norte. Com o lançamento do Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (REATE 2020), do Governo Federal, para venda dos campos maduros e para impulsionar a exploração de petróleo, a estimativa é de R$ 40 bilhões em investimento e 700 mil empregos gerados na costa brasileira, onde o Rio Grande do Norte conta com inúmeros campos de petróleo e gás.

Energia
O estado lidera a geração de energia eólica no país, que ultrapassa os 4 Gigawatts, com mais de 150 parques em operação e 35 contratados para construção. E com potencial estimado de de 27GW em energia eólica, no Rio Grande do Norte. Além disso, possui as maiores reservas do Nordeste de minério de ferro com potencial de extração para 8,4 milhões de toneladas; sendo ainda a maior reserva do Brasil de tungstênio, representando 55% da exploração nacional. Atualmente, mineradoras executam projetos em torno do Feldspato e do Caulim. A cerâmica vermelha é uma atividade consolidada, sustentável e reconhecida em todo o Nordeste pela qualidade.

O presidente da República em exercício, general Hamilton Mourão, participou da abertura do evento e lembrou que a inserção internacional do país é fundamental para a próxima etapa do processo de desenvolvimento econômico brasileiro. O presidente da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), Dieter Kempf, fez uma enfática defesa da cooperação e da economia liberal como o caminho para o crescimento e da industrialização do Brasil e da Alemanha. Ele também afirmou é preciso manter os acordos climáticos e comerciais 

Durante o evento, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, o deputado Eduardo Bolsonaro, sinalizou uma possível alteração no decreto 9191/2017 para reduzir a burocracia na tramitação de acordos internacionais depois de assinados pelo presidente. Eduardo Bolsonaro destacou que o Brasil saiu de uma posição protecionista para uma política mais liberal, em que privilegia a abertura comercial, por meio


Fonte: Sebrae-RN | FIERN

 

  Revista Negócios
 Veja Também