Alexandre Nogueira, CEO da Universidade Marketplaces
Crédito: Divulgação

Páscoa: CEO explica como aumentar as vendas nos marketplaces nesta data

QUI. 14 ABR

O domingo de Páscoa é conhecido por unir a família em grandes refeições e pela troca de chocolates e ovos de páscoa. Com os preparativos para a data, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que, em 2022, a Páscoa movimente R$ 2,16 bilhões em vendas, superando o ano anterior. Assim, com essas projeções, os principais marketplaces se preparam para oferecer promoções, descontos, diferenciais em entregas e muita publicidade.

“A Páscoa é uma boa oportunidade para o vendedor online aproveitar para realizar ações que potencializem as vendas, aumentem o alcance de seus produtos e sua marca nas lojas do e-commerce e nos marketplaces”, comenta Alexandre Nogueira, CEO e fundador da Universidade Marketplaces, plataforma digital especializada em cursos e mentorias para aceleração dos negócios em marketplaces.

O especialista, que também é consultor oficial do Mercado Livre e influenciador da Americanas, listou algumas dicas para ajudar os vendedores de marketplace a aproveitarem a Páscoa para aumentarem suas vendas. Confira:

Concorrência e área de atuação

“Dos vendedores principiantes aos mais experientes, é sempre necessário estar atento às movimentações da concorrência. Isso pode ajudar na comparação do seu próprio desempenho, além de trazer ideias interessantes para a forma de vender ou apresentar produtos”, explica Alexandre.

Outro ponto importante é a definição do segmento de atuação do vendedor. Com um nicho definido, fica mais fácil identificar quais as melhores plataformas para se usar, principais tendências e estratégias de publicidade e vendas.

Imagem é “quase” tudo

“Se pela foto o produto não parecer legal, suas chances de vender vão diminuir”,

comenta o especialista. Fotos nítidas e em boa qualidade permitem que o consumidor identifique detalhes do produto e isso pode fazer a diferença na tomada de decisão da compra.

Alexandre também destaca a necessidade de clareza na descrição do produto ofertado. “Quanto mais detalhes, informações e descrições o produto apresentar, o consumidor terá menos dúvidas. Isso pode facilitar a decisão dele e aumentar as suas chances de vender”.

Prazos, estoque e reputação

“Geralmente os consumidores preferem optar pela entrega mais rápida e barata. Mas é extremamente importante cumprir o prazo prometido”. Para o especialista, estar atento aos produtos em estoque, organização para a postagem e acompanhamento do envio é essencial. No fim, a avaliação feita pelo comprador pode influenciar na reputação do vendedor dentro das plataformas e ser um fator determinante para outro cliente.

Use os marketplaces disponíveis

"Utilizar as maiores plataformas é a maior vantagem competitiva que o vendedor terá. Elas já possuem seus próprios sistemas, usuários cadastrados e também parcerias com descontos e fretes diferenciados, que podem ajudá-lo a aumentar as vendas na Páscoa e em outras datas”, comenta Alexandre.

No Brasil, existem dezenas de opções de marketplaces para se vender. Os maiores em atividade e resultados no país são: Mercado Livre, Shopee, Amazon, Magazine Luiza e Americanas.

Sobre a Universidade Marketplaces

A Universidade Marketplaces é uma Plataforma especializada em cursos para marketplaces e tudo que permeia o mundo do e-commerce. Criado em 2018 pelo CEO Alexandre Nogueira, a Universidade Marketplaces oferece capacitação às pessoas em relação ao uso correto das ferramentas e desenvolve estratégias que auxiliam os melhores resultados nas vendas online. A plataforma possui mais de 450 alunos e sua metodologia já foi aplicada em mais de 90 tipos de negócios diferentes. Seu time de mentores é credenciado pelo Mercado Livre e parceiros referentes ao mercado de comércio digital.

  Revista Negócios
 Veja Também