Crédito: Agência Sebrae

Parceria com Instituto Riachuelo agrega valor à cadeia têxtil do RN

SEG. 07 JUN

O Sebrae no Rio Grande do Norte e o Instituto Riachuelo firmaram uma parceria para impulsionar o potencial das pequenas indústrias têxteis do Rio Grande do Norte e inserir o artesanato, sobretudo o bordado de Caicó que conquistou em 2020 o selo de Indicação Geográfica (IG), nessa cadeia produtiva. As duas instituições vão oferecer capacitação às pequenas empresas atendidas durante 18 meses.

O objetivo é torná-las mais competitivas e ampliar o mercado consumidor. O convênio de cooperação técnica e financeira será assinado nesta quarta-feira (9), durante a apresentação da Parceria Mais Integrados.

A proposta é desenvolver até o final de 2022 as microempresas e empresas de pequeno porte da cadeia de valor da indústria potiguar Guararapes. “E dessa forma ampliar os negócios e melhorar a competitividade das empresas envolvidas. A ideia é também consolidar o uso da marca IG do Bordado de Caicó e o desenvolvimento de produtos de artesanato potiguar com foco no aumento de vendas, principalmente para atender as demandas do mercado consumidor”, explica o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

A meta da Parceria Mais Integrados é dar suporte, através dessa ação, a 74 microempresas e empresas de pequeno porte que fazem parte da cadeia de valor da indústria Guararapes, com ênfase naquelas procedentes das regiões do Seridó e Trari norte-rio-grandense. Serão monitorados o índice de competitividade dos negócios e os indicadores de produtividade e qualidade, com o acompanhamento da evolução das empresas durante o projeto.

Instituto Riachuelo

Para a diretora de Comunicação do Instituto Riachuelo, Marcella Kanner, sempre foi importante trabalhar em prol da região do Rio Grande do Norte, que é o berço da companhia e onde seu avô, empresário e empreendedor Nevaldo Rocha, fundou a empresa. "Estamos muito felizes em lançar o Instituto Riachuelo em parceria com o SEBRAE, sabendo que nossos propósitos estão coligados em oferecer soluções para o desenvolvimento social e econômico da nossa cadeia produtiva. É uma maneira em que conseguimos retribuir tudo o que a gente já vem conquistando e também fortalecer cada vez mais a produção nacional, tornando o sertão em uma referência significativa como um polo têxtil”, afirma Marcella Kanner.

Na área do artesanato, o projeto atenderá a 60 artesãos, dos quais 30 são associados ao Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó (Cracas), que conquistou, em 2020, o Selo de Indicação Geográfica (IG, do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), para o bordado da região, que possui qualidade e características reconhecidas internacionalmente.

“Teremos duas estratégias de atuação. Uma se refere ao apoio à consolidação da IG do Bordado de Caicó, atuando diretamente junto a esses artesãos da região. A outra será voltada a outros grupos com tipologias diversas, totalizando 30 artesãos atendidos, para o desenvolvimento de peças conceituais e de novos produtos orientados para as demandas do mercado atual de artesanato e de design”, detalha a analista técnica do Sebrae-RN, Ana Ubarana, que é gestora do projeto de Economia Criativa, no qual se insere o artesanato.

De acordo com a gestora, dentro das ações, está também a valorização dos mestres e das tipologias eminentemente potiguares. “Assim, estaremos estimulando o desenvolvimento do artesanato em sintonia com o que o público busca”, justifica Ana Ubarana.

Moda e Confecções

Segundo a gestora do Projeto de Moda e Confecções do Sebrae-RN, Verônica Melo, em relação à moda e confecções o trabalho será direcionado às oficinas de costura. Estão previstos diagnósticos de maturidade da gestão dessas empresas, consultorias, oficinas e mentorias nas áreas de gestão de pessoas, sustentabilidade, controles financeiros, Lean Manufacturing (conceito focado na redução de sete tipos de desperdícios) e Indicadores de Produtividade.

“Nossa expectativa é que a parceria Mais Integrados promova a melhoria da gestão e da competitividade das oficinas de costura que fazem parte da cadeia de valor da Indústria Guararapes, através de intervenções que irão fomentar o desenvolvimento e o engajamento dos colaboradores e dos líderes para uma produção mais segura e sustentável”, afirma Verônica Melo.

A parceria também incentivará as empresas a buscarem o processo de certificação ou recertificação do selo Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), além de levantamento do impacto sócioeconômico da atividade das unidades de costura e monitoramento dos resultados no início e no fim do projeto.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também