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Para atender clientes cada vez mais exigentes, empresas devem aperfeiçoar serviços

SEX. 06 AGO

A pandemia da Covid-19 trouxe à tona diversas nuances de mercado, mas uma delas está cada vez mais em alta: a exigência dos consumidores. Eles querem, e com toda razão, os melhores produtos, serviços e, por último e não menos importante, um atendimento de excelência. É o que aponta o estudo Global Marketing Trend 2021, realizado pela Delloitte, instituição de auditoria e consultoria empresarial com sede global em Nova Iorque (EUA).

O analista da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, David Góis, explica que para melhorar a experiência do consumidor, é importante que as empresas cumpram alguns requisitos. Ainda segundo ele, esses fatores são fundamentais para encantar os clientes.

"As empresas precisam rever seus processos, melhorando a jornada dos clientes, oferecendo facilidades de acesso à informação, aquisição e relacionamento, diminuindo os atritos existentes e agregando conhecimento ao interessado", explica. "A criatividade é determinante para entregar ao cliente o que ele precisa da maneira mais simples e barata. A disponibilização de novas ferramentas digitais, possibilita a melhoria de processos sem custos", complementa o especialista.

Para empresas que trabalham a partir do uso da tecnologia, cujo atendimento é feito pela internet, outros fatores devem ser levados em consideração. "Essas empresas precisam planejar com cuidado a jornada on-line do cliente, realizando uma comunicação rápida, transparente, objetiva e, se possível, multicanal", ressalta.

Antenados

Preocupadas com a exigência dos consumidores, muitas empresas têm buscado renovar o compromisso com seus clientes a partir de serviços e produtos oferecidos. Em resposta ao atendimento ofertado, elas celebram a fidelização dos clientes. É o caso da ZAZ, empresa potiguar de vendas de pacotes de internet, telefonia fixa e TV por assinatura.

“Nosso diferencial, por exemplo, é entregar 100% do serviço contratado. Isso fica mais fácil de ser concretizado, pois no caso do serviço de internet banda larga, oferecemos um cabeamento 100% fibra óptica. Além disso, temos alguns canais de atendimento on-line 24 horas para que os usuários possam usá-lo sempre que precisar de ajuda. Tudo isso fortalece a nossa eficiência operacional e a experiência com os clientes”, afirma o empresário Karllos Ivan, ao mesmo tempo em que comemora a expansão da marca para Natal, após sua estreia pioneira em 2015 no Litoral Sul do Rio Grande do Norte, atendendo a forte demanda de moradores, empreendedores e turistas da região.

Já para empreendedores que se lançaram recentemente ou que ainda estão planejando entrar no mundo dos negócios, a dica é buscar capacitação. "O ideal é procurar ajuda com profissionais e instituições para as primeiras orientações. Realizar o planejamento e validação da ideia de negócio é estar aberto a rever a todo momento o seu modelo de negócio", frisa David Góis.

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