Palestrante do Fórum Negócios realiza evento sobre Gestão Compartilhada de Saúde

QUI. 06 SET

Diante de um cenário que exige uma melhor administração dos recursos financeiros, muitas empresas desperdiçam milhões de reais com a má gestão dos planos de saúde oferecidos como benefícios, todos os anos. Para debater de que forma as empresas devem se preparar para fazer uma melhor gestão dos recursos voltados para o benefício saúde e de que forma é possível municiar os gestores e profissionais de Recursos Humanos com informações para tomada de decisões, a SCALDELAI Projetos de Crescimento reuniu na noite da última terça-feira (4) cerca de 200 líderes de RH de empresas do ABC, durante a 3ª edição do HR First Class.

O evento, realizado no Sítio São Jorge, em São Bernardo do Campo, contou com palestra de Dr. Sidney Klajner, Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, e reuniu líderes de RH de empresas presentes na região, como Bombril, Pirelli Pneus, Grob do Brasil AS, Oxiteno, Polenghi, Termomecanica São Paulo e Toledo do Brasil, além de convidados para o debate, como Luiz Edmundo Rosa, diretor responsável pelo núcleo da Saúde Corporativa da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos); Dr. Ronaldo Vasque, diretor do departamento médico da Safe Care; e Márcia Manfrenato, diretora pós-venda GNDI Filial ABC/Litoral.

“A terceira edição do HR First Class consolida nossa proposta de promover o encontro dos principais líderes e heads das empresas da região do ABC. A partir da discussão sobre gestão compartilhada da saúde na imprensa, trouxemos palestrantes da área para debater o assunto. Cada um de nós tem que fazer o seu papel e precisa estar aberto para negociar e para criar relações de parceria, de forma a evitar o desperdício, com foco do RH e da empresa na área da saúde como negócio, para fazer uma melhor gestão dos recursos”, afirmou o empresário Marcos Scaldelai, proprietário da SCALDELAI Projetos de Crescimento e palestrante do FÓRUM NEGÓCIOS, que acontecerá na Arena das Dunas, em Natal, nos dias 9 e 10 de novembro.

"Foi o melhor evento HR First Class. Conseguiu deixar muito claro para os heads de RH presentes a importância das empresas em ter uma Estratégia de Saúde para minimizar os impactos dos aumentos de custos anuais. Saúde tem que ser vista como negócio e não somente um benefício”, disse Kátia de Boer, sócia diretora da Safe Care, empresa que esteve entre os patrocinadores máster do evento.

O diretor responsável pelo núcleo da Saúde Corporativa da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Luiz Edmundo Rosa, comentou pesquisa da associação junto com a Asap (Aliança para a Saúde Populacional), que aponta que o gasto com plano saúde é a segunda maior despesa das empresas, com correções muito acima da inflação anual. “É muito importante que as empresas trabalhem uma estratégia de saúde, que integre as suas várias áreas, desde a nutrição e a alimentação dos funcionários, até a gestão feita pelo RH e pelo CEO das empresas, com uma visão integrada”, alertou.

Desafio
Para Márcia Manfrenato, diretora pós-venda do Grupo NotreDame Intermédica (Filial ABC/Litoral), o tema em debate é “desafiador”. “Fazer a gestão compartilhada de saúde juntamente com os RHs e com o apoio das consultorias mostra que prevenir é melhor que gerir as doenças e os seus custos. Mas não é uma tarefa fácil. Por isso, acreditamos e investimos na verticalidade dos atendimentos, com melhores resultados para os nossos clientes. Mostramos para o RH das empresas que é possível fazer a gestão para redução dos desperdícios, para que os custos caibam no bolso das empresas”, disse.  

Já o Dr. Ronaldo Vasque, diretor do departamento médico da Safe Care, destacou o importante trabalho feito pela empresa com relação à auditoria médica dos planos de saúde. “Estamos aprimorando nossas ferramentas para atender os clientes e fazer o controle da auditoria médica, de maneira bastante rigorosa, para que os empresários possam contar com qualidade assistencial, dentro de um custo possível, que não comprometa o ‘budget’ das empresas”, explicou.

“Estamos sujeitos ao desperdício porque o sistema leva ao desperdício, o que chamamos de ‘over-use’ do sistema de saúde, motivado por fraudes, pela ‘judicialização’ de medicamentos, pelo mau uso dos planos. Precisamos falar em diminuição do desperdício, o que passa por ações como parcerias com operadoras e provedoras de saúde, controles de acesso, promoção de programas de saúde e campanhas contra o sedentarismo dos usuários”, afirmou Dr. Sidney Klajner, presidente do Hospital Albert Einstein.

Como nas edições anteriores, o evento conta com o patrocínio máster da Safe Care, empresa especializada em gestão integrada e auditoria em benefício saúde, e do Grupo NotreDame Intermédica, além do apoio da TOTVS, SAPORE, Universidade Metodista de São Paulo e do escritório Lencioni Machado Advogados.

Sobre a SCALDELAI Projetos de Crescimento
Fundada em 2016 pelo empresário Marcos Scaldelai, a SCALDELAI Projetos de Crescimento é uma empresa que oferece consultoria de marketing e vendas para pequenas e médias empresas. Entre as principais soluções e serviços oferecidos estão: consultoria através de planos de estratégia e pesquisa de mercado, mentoria para avaliar novos projetos e ideias e treinamento sobre planos de inovações para empresas que querem expandir em curto prazo. A SCALDELAI Projetos de Crescimento também realiza palestras por todo o Brasil com temas motivacionais sobre carreiras e empreendedorismo. Site: www.marcosscaldelai.com.br
 

  Revista Negócios
 Veja Também