Palestrante do Fórum Negócios realiza evento sobre Gestão Compartilhada de Saúde

 

Diante de um cenário que exige uma melhor administração dos recursos financeiros, muitas empresas desperdiçam milhões de reais com a má gestão dos planos de saúde oferecidos como benefícios, todos os anos. Para debater de que forma as empresas devem se preparar para fazer uma melhor gestão dos recursos voltados para o benefício saúde e de que forma é possível municiar os gestores e profissionais de Recursos Humanos com informações para tomada de decisões, a SCALDELAI Projetos de Crescimento reuniu na noite da última terça-feira (4) cerca de 200 líderes de RH de empresas do ABC, durante a 3ª edição do HR First Class.

O evento, realizado no Sítio São Jorge, em São Bernardo do Campo, contou com palestra de Dr. Sidney Klajner, Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, e reuniu líderes de RH de empresas presentes na região, como Bombril, Pirelli Pneus, Grob do Brasil AS, Oxiteno, Polenghi, Termomecanica São Paulo e Toledo do Brasil, além de convidados para o debate, como Luiz Edmundo Rosa, diretor responsável pelo núcleo da Saúde Corporativa da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos); Dr. Ronaldo Vasque, diretor do departamento médico da Safe Care; e Márcia Manfrenato, diretora pós-venda GNDI Filial ABC/Litoral.

“A terceira edição do HR First Class consolida nossa proposta de promover o encontro dos principais líderes e heads das empresas da região do ABC. A partir da discussão sobre gestão compartilhada da saúde na imprensa, trouxemos palestrantes da área para debater o assunto. Cada um de nós tem que fazer o seu papel e precisa estar aberto para negociar e para criar relações de parceria, de forma a evitar o desperdício, com foco do RH e da empresa na área da saúde como negócio, para fazer uma melhor gestão dos recursos”, afirmou o empresário Marcos Scaldelai, proprietário da SCALDELAI Projetos de Crescimento e palestrante do FÓRUM NEGÓCIOS, que acontecerá na Arena das Dunas, em Natal, nos dias 9 e 10 de novembro.

"Foi o melhor evento HR First Class. Conseguiu deixar muito claro para os heads de RH presentes a importância das empresas em ter uma Estratégia de Saúde para minimizar os impactos dos aumentos de custos anuais. Saúde tem que ser vista como negócio e não somente um benefício”, disse Kátia de Boer, sócia diretora da Safe Care, empresa que esteve entre os patrocinadores máster do evento.

O diretor responsável pelo núcleo da Saúde Corporativa da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Luiz Edmundo Rosa, comentou pesquisa da associação junto com a Asap (Aliança para a Saúde Populacional), que aponta que o gasto com plano saúde é a segunda maior despesa das empresas, com correções muito acima da inflação anual. “É muito importante que as empresas trabalhem uma estratégia de saúde, que integre as suas várias áreas, desde a nutrição e a alimentação dos funcionários, até a gestão feita pelo RH e pelo CEO das empresas, com uma visão integrada”, alertou.

Desafio
Para Márcia Manfrenato, diretora pós-venda do Grupo NotreDame Intermédica (Filial ABC/Litoral), o tema em debate é “desafiador”. “Fazer a gestão compartilhada de saúde juntamente com os RHs e com o apoio das consultorias mostra que prevenir é melhor que gerir as doenças e os seus custos. Mas não é uma tarefa fácil. Por isso, acreditamos e investimos na verticalidade dos atendimentos, com melhores resultados para os nossos clientes. Mostramos para o RH das empresas que é possível fazer a gestão para redução dos desperdícios, para que os custos caibam no bolso das empresas”, disse.  

Já o Dr. Ronaldo Vasque, diretor do departamento médico da Safe Care, destacou o importante trabalho feito pela empresa com relação à auditoria médica dos planos de saúde. “Estamos aprimorando nossas ferramentas para atender os clientes e fazer o controle da auditoria médica, de maneira bastante rigorosa, para que os empresários possam contar com qualidade assistencial, dentro de um custo possível, que não comprometa o ‘budget’ das empresas”, explicou.

“Estamos sujeitos ao desperdício porque o sistema leva ao desperdício, o que chamamos de ‘over-use’ do sistema de saúde, motivado por fraudes, pela ‘judicialização’ de medicamentos, pelo mau uso dos planos. Precisamos falar em diminuição do desperdício, o que passa por ações como parcerias com operadoras e provedoras de saúde, controles de acesso, promoção de programas de saúde e campanhas contra o sedentarismo dos usuários”, afirmou Dr. Sidney Klajner, presidente do Hospital Albert Einstein.

Como nas edições anteriores, o evento conta com o patrocínio máster da Safe Care, empresa especializada em gestão integrada e auditoria em benefício saúde, e do Grupo NotreDame Intermédica, além do apoio da TOTVS, SAPORE, Universidade Metodista de São Paulo e do escritório Lencioni Machado Advogados.

Sobre a SCALDELAI Projetos de Crescimento
Fundada em 2016 pelo empresário Marcos Scaldelai, a SCALDELAI Projetos de Crescimento é uma empresa que oferece consultoria de marketing e vendas para pequenas e médias empresas. Entre as principais soluções e serviços oferecidos estão: consultoria através de planos de estratégia e pesquisa de mercado, mentoria para avaliar novos projetos e ideias e treinamento sobre planos de inovações para empresas que querem expandir em curto prazo. A SCALDELAI Projetos de Crescimento também realiza palestras por todo o Brasil com temas motivacionais sobre carreiras e empreendedorismo. Site: www.marcosscaldelai.com.br
 

  Revista Negócios
 Veja Também