Palestrante do Fórum Negócios lança livro em Natal

TER. 20 NOV

Consultor e empresário do ramo de tecnologia, Luiz Augusto Espínola Guimarães lança seu primeiro livro nesta quinta-feira (22), no Espaço Chiriboga, no 3º piso do Midway Mall. Com o título 'Inove ou morra! Conheça passos simples e poderosos para salvar o seu negócio', pela editora Literate Books, ele apresenta as ferramentas e técnicas necessárias para inovar no novo mundo digital, sem necessariamente ser uma startup, empresa com modelo de negócio escalável e baseado em tecnologia. A obra conta detalhes da 'Reengenharia Digital: uma estratégia rápida e segura de inovação para empresas', tema da palestra do autor no Fórum Negócios, realizado nos dias 9 e 10 de novembro, na Arena das Dunas.     

A obra mostra como a empresa pode inovar, mostrando os ciclos, explosões e ondas, que levaram à Era Digital, desde a sua concepção, na década de 1970, desmistifica um pouco as tecnologias que estão revolucionando o mercado e mostra como deve ser feita a inovação. "A chave do negócio é mudar a sua proposta de valor, que nada mais é do que colocar uma camada em cima do teu negócio, de conveniência. Se você analisar direitinho, toda tecnologia traz conveniência, que se baseia em economia de tempo, economia de esforço e controle. Uma empresa tradicional precisa colocar uma camada de conveniência em cima do seu negócio. E eu explico isso, no livro", explica Luiz.

Ele diz ter sofrido na pele as incógnitas da mudança do analógico para o digital, que obriga o empreendedor a inovar, que é a grande sacada do livro, segundo ele próprio. "Eu passei por essa história há três anos, quando verifiquei que uma das minhas empresas estava morrendo e eu teria que salvar. A resposta que o mercado me dava é que eu tinha que inovar, fazer inovação disruptiva. Mas, não dizia exatamente o que eu tinha que fazer. Então, passei por esse processo, perdi tempo, dinheiro, quase perdia pessoas, também... Foi quando descobri que o processo de inovação que estava implantando não era adequado", revela.

"Precisei descobrir exatamente as respostas para estas questões, envolvendo inovação. Empresas tradicionais sofrem muito. Eu que sou da área de tecnologia sofri. Encontrar o quê e como fazer foi o que me levou ao livro", confessa Luiz, alertando que não precisa virar startup para se tornar uma empresa inovadora. "Cerca de 99% das empresas ainda são tradicionais e não têm DNA, cultura e gente para se transformar numa startup. É o que mostro no livro: como se reinventar na Era Digital, sem necessariamente se transformar numa startup". 

Reengenharia Digital
A reengenharia digital é a saída para inovar com segurança e continuar entregando conveniência às pessoas. "Entender esse novo ambiente, do que se trata e o que é esse novo consumidor é questão de vida ou morte empresarial", atesta Luiz. "O livro aborda a Reengenharia Digital, uma poderosa, rápida e acessível estratégia de inovação que permite que qualquer tipo de negócio seja modernizado rapidamente", explica.  

Ainda segundo Luiz, 55% da população mundial tem internet atualmente. "Um negócio que surgiu nas décadas de 1970 e 1980 ainda está se expandindo", diz ele. "Tudo o que nós estamos acompanhando, agora, de revolução tecnológica, é apenas a pontinha do iceberg. A gente está entrando numa terceira fase, que é de maturação, explosão. Os próximos dez anos serão de uma mudança gritante", profetiza o reengenheiro digital. 

"Você está inseguro sobre o futuro do seu negócio, ou mesmo se ele existirá daqui a alguns anos?". Esta é a pergunta provocativa que Luiz faz em seu livro. Para ele, a empresa que não entender a revolução digital vai ficar obsoleta e fechar as portas, como aconteceu com marcas fortes do final do século passado: Kodak, MySpace, Atari ou Xerox, para citar apenas essas. 


Sobre LUIZ GUIMARÃES
Multiempreendedor, estudioso de inovação e tendências de mercado com 25 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação. É palestrante e escritor, criador da estratégia Reengenharia Digital, que ajuda empresas tradicionais a digitalizar e prosperar no mercado digital. É o autor do livro 'INOVE OU MORRA: Conheça os passos simples e poderosos para salvar seu negócio'.
 

  Revista Negócios
 Veja Também