Onde investir em 2018?

 

Mesmo ainda sob um cenário de crise política, a economia brasileira começa a dá sinais de recuperação. E com o fim do ano batendo à porta, uma pergunta começa a fazer eco no mercado financeiro: qual o melhor investimento no Brasil em 2018?

“Precisamos traçar cenários para melhor responder a esta pergunta. Temos atualmente um ambiente econômico bem melhor do que tínhamos há um ano e meio: inflação controlada; juros próximos à mínima histórica; uma modesta, mas promissora, retomada econômica. Por outro lado, temos um ambiente político conturbado, com uma eleição em 2018 que certamente propiciará muita oscilação ao mercado financeiro”, analisou Ranylson Machado, assessor financeiro, da Apex Investimentos, afiliada da XP Investimentos.

“A minha aposta é para que não tenhamos uma mudança brusca nos rumos da economia em 2018. Penso que o melhor investimento para o próximo ano está na diversificação da carteira, acreditando na gradual retomada da economia, com juros e inflação mantidos em patamares baixos”.

 E sugere: “A minha sugestão para investir no mercado financeiro passa por um mix de produtos que envolvem a renda fixa (CDB, LCI, LCA...), fundos multimercados, fundos imobiliários, COE (certificado de operações estruturadas) e fundos ou carteira de ações”. Neste caso, segundo ele, a definição do peso de cada tipo de produto no portfólio vai depender da análise do perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo) e da necessidade de resgate para atender ao fluxo de caixa de cada um (carência para resgate no curto, médio e longo prazos).
 
Autor do livro Tesouro Direto Simplificado e especialista em finanças, Victório Amoedo revelou recentemente em seu blog que não há uma resposta pronta para essa questão. "É complicado determinar qual o melhor investimento. O risco está associado às variáveis macroeconômicas: inflação, taxas de juro básica (Selic), PIB, entre outras", ensina Amoedo.

Ele alerta ainda para um erro que muitos cometem, principalmente, quem está ingressando neste universo do mercado financeiro. "Investir não é simplesmente rankear com base na rentabilidade e pronto. Há uma série de variáveis que diferenciam os diversos tipos de investimentos do mercado financeiro. Em regra, quanto maior o prazo maior a rentabilidade oferecida". Liquidez, risco de crédito e risco de mercado também são apontados por Amoedo como variáveis importantes a ser avaliada na hora de investir.
 

  Revista Negócios
 Veja Também