Crédito: Divulgação

Obras de condomínios residenciais impulsionam construção civil e setor tem aumento de mais de 80% em empregos

TER. 09 NOV

O Rio Grande do Norte teve um aumento de 84% em empregos formais na construção civil entre os meses de agosto e setembro deste ano e acumula um saldo positivo de mais de 3 mil postos de trabalho nos nove primeiros meses de 2021. O setor foi o terceiro que mais empregou no RN no mês passado e contribuiu para o estado ter o segundo melhor resultado do ano em empregos com carteira assinada desde o início da pandemia, com 6,3 mil vagas. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e mostram a importância da construção civil para a retomada do crescimento econômico.

A explicação para a geração de empregos no setor está na volta de lançamentos imobiliários e na ampliação da construção de imóveis, impulsionada, ainda, pelo bom momento do mercado para a compra da casa própria. É o caso do Condomínio Jardine, da incorporadora Kactus Hub, que oferece casas duplex em Parnamirim, na Grande Natal. O empreendimento já tem 134 imóveis prontos e outros 53 em construção, que serão entregues nos próximos 10 meses. A última etapa, também com 53 casas, será entregue em setembro de 2023, totalizando 106 novas casas nos próximos 24 meses.

“Na construção das casas do condomínio Jardine nós abrimos 100 vagas de empregos diretos e para os próximos meses devem ser abertas cerca de 50 vagas só neste empreendimento. É um ritmo de crescimento 50% maior do que em 2019 e 2020”, explicou o engenheiro e co-fundador da Kactus Hub, Rafael Matheus.

Em setembro, 30.870 pessoas estavam empregadas no mercado da construção do RN. O número é 7,19% maior do que no início do ano. No mesmo mês, o saldo entre admissões e demissões foi positivo, com 1.028 postos formais de trabalho. Em agosto, o saldo era de 557. Um salto de 84% entre os dois meses. No período, a indústria da construção civil contribuiu para os dois melhores resultados na geração de empregos no RN desde o início da pandemia. O oitavo mês de 2021 teve criação de 7.473 postos de trabalho. Em setembro, foram 6.302 empregos formais. Nos nove primeiros meses do ano, o acumulado na construção civil é de 3.053 vagas.

“Esse cenário comprova a retomada do setor, que sofreu uma forte queda até o fim de 2019. A tendência é que a curva de contratação siga em crescimento. Hoje, temos vagas abertas para consultores de venda, compradores, auxiliares, almoxarife”, disse Rafael.

Para que as vagas de emprego continuem surgindo, é necessário manter o mercado aquecido, com a expansão do crédito imobiliário, oferecendo taxas acessíveis. Recentemente, a Caixa Econômica Federal anunciou redução na taxa de juros para 2,95% ao ano, mais a remuneração da poupança, o que representou uma queda de 0,4% em relação às taxas hoje vigentes.

“É uma cadeia. Se o mercado está favorável para a compra, o setor vai construir mais e vai precisar de mão-de-obra, gerando emprego e renda para as famílias e isso volta de forma positiva para a economia porque estimula o consumo”, finalizou o co-fundador da Kactus Hub.

Condomínio Jardine

O Condomínio Jardine é formado por casas duplex de 65m² de área construída e 75m² de área total. O térreo tem varanda, sala de estar e jantar, banheiro social, cozinha, área de serviço e vaga de garagem. No primeiro andar, são dois quartos, sendo 1 suíte, e hall. É o único no RN, enquadrado no Casa Verde e Amarela, que possui trilha ecológica privativa. São mais de 21 mil m² de reserva natural preservada.

O condomínio fica a apenas 5 min do centro de Parnamirim e a 10min da Av. Maria Lacerda e tem diversas opções de lazer e segurança, incluindo acesso por biometria. O Jardine possui guarita ativa 24h; monitoramento de segurança com ronda noturna; estacionamento para visitantes; piso intertravado em todas as vias; salão de jogos; salão de festas; brinquedoteca; praça; mini-campo gramado; playground; academia ao ar livre; churrasqueiras; redário; piscina adulta e infantil.

Sobre a Kactus Hub

A Kactus Hub é uma incorporadora imersa no digital, focada em transformar moradias em lugares para se viver. Desde 2009 no mercado potiguar, atua em três frentes: a Kactus Imóveis, uma imobiliária moderna com sua própria equipe de vendas, marketing e publicidade que oferece imóveis e lotes para todos os perfis; a Kactus Construções, direcionada para empreendedores/empresários com um projeto a executar (B2B) ou para pessoa física querendo construir a casa própria; e Kactus Capital, que auxilia no desenvolvimento de um projeto de investimento no setor imobiliário com ganhos acima do mercado. A Kactus Hub já vendeu mais de R$ 250 milhões e tem mais de 500 casas e 4.600 lotes em construção e entregues.

  Revista Negócios
 Veja Também