Diante da crise que assola o Estado, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte - FIERN, Amaro Sales, diz acreditar que o RN só sairá dessa situação difícil através de um pacto dos Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), empresários e sociedade.
A contribuição dos empresários, segundo ele, tem sido dada. O mesmo, no entanto, não se pode dizer do Estado. "Fizemos um aconselhamento ao Governo e aos Poderes, através do MAIS RN, um programa bancado pelos próprios empresários. Cobramos e projetamos um caminho, que poderia ser doloroso no começo, mas que no final poderaa ter dias melhores", afirma.
Lançado em 2014, o Projeto MAIS RN é uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento do Estado, conduzida pela FIERN, que teve o apoio do Governo Estadual e financiamento privado. O principal objetivo é traçar diretrizes, metas e ações, a partir de um planejamento estratégico de 20 anos (2015 a 2035).
A FIERN disponibilizou um portal (http://www.maisrn.org.br/) com todas as informações sobre o projeto, que deve passar por uma atualização no próximo mês de março, segundo Amaro Sales.
Através da página na internet, o empresariado e a sociedade podem acompanhar e participar da reflexão sobre as oportunidades disponíveis para o Estado, construindo juntos um futuro melhor para o Rio Grande do Norte.
“O MAIS RN indicou caminhos, recomendou providências, estimulou projetos. Apresentamos a sociedade. Algumas ideias ali contidas já foram defendidas por muitos. O documento continua atual, mas precisa de consequências, sobretudo, a cargo dos Poderes Públicos”, destaca o presidente da FIERN.
O MAIS RN almeja um ambiente de negócios atraente, com infraestrutura adequada para instalação de indústrias e multiplicação de negócios, política fiscal competitiva, instituições de qualidade e uma economia diversificada e sustentável. A expectativa é para que o projeto conduza a um pacto político-institucional entre o poder público, o empresariado e a sociedade em torno de um projeto compartilhado de futuro para o Estado.
AMPLO PACTO PELO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO RN: alcançar um IDH superior a 0,818
EMPREENDEDORISMO POTIGUAR E INVESTIMENTOS: alcançar um PIB de R$ 100 bilhões em 2035
SALTO EDUCACIONAL E DO CAPITAL HUMANO: registrar mais de 90% dos jovens com 25 anos com Ensino Técnico ou Superior
ESTADO EFICIENTE E INSTITUIÇÕES DE QUALIDADE: alcançar e manter taxas médias anuais de investimento estadual em 20% da RCL
AMPLIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DA INFRAESTRUTURA: integração, qualidade e diversidade de modais logísticos, energia limpa e ampla disponibilidade hídrica
ESTRATÉGIA 2035:
Amplo pacto pelo desenvolvimento econômico e social do RN;
Ampliação e qualificação da infraestrutura;
Empreendedorismo potiguar e investimentos;
Salto educacional e do capital humano;
Estado eficiente e instituições de qualidade.
Fonte: MAIS RN / FIERN