Crédito: Imagem Free

Nubank democratiza o acesso ao crédito no Brasil com nova modalidade de cartão

SEX. 19 FEV

O Nubank, maior banco digital independente do mundo, anuncia hoje uma nova modalidade de cartão na tentativa de democratizar o acesso a pagamentos no crédito no Brasil. Com as principais facilidades de um cartão de crédito convencional, a nova solução é uma modalidade inédita no mercado brasileiro -- trata-se de um cartão para adicionar limite que permite a realização de compras no crédito, enquanto oferece aos clientes a possibilidade de construir um histórico de crédito com a instituição.

"O Brasil tem hoje mais de 60 milhões de pessoas que não conseguem ser aprovadas para um produto tradicional de crédito porque não têm histórico ou estão com o 'nome sujo' nos principais birôs e fontes de dados públicos existentes. A proposta do Nubank é oferecer essa porta de entrada, e 'dar um gás' nesse acesso que é tão importante para a inclusão financeira. Para muitos brasileiros, essa deve ser a primeira experiência com um produto nos moldes do cartão de crédito convencional, que permite compras em qualquer tipo de estabelecimento presencial ou online.", afirma Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank.

A nova modalidade de cartão é uma ferramenta de pagamento simples e com acesso às principais vantagens proporcionadas pelo cartão de crédito tradicional, como fazer compras e assinaturas online, ou em qualquer tipo de estabelecimento físico, além da possibilidade de parcelar as transações.

Para começar a utilizar o produto, basta realizar uma transferência de qualquer valor da conta digital do Nubank para o cartão e o montante se transforma automaticamente no limite de crédito disponível para compras. Ao usar esse limite, o valor fica guardado junto ao Nubank até o cliente realizar o pagamento de sua fatura. Diferente de soluções semelhantes, como cartões pré-pagos, o valor adicionado como limite que não for consumido pode ser resgatado a qualquer momento, dando aos clientes flexibilidade e autonomia na gestão do próprio limite.

"Queremos dar a chance desses clientes que não estão hoje totalmente inseridos no sistema financeiro de ter uma experiência de pagamento a prazo com menos risco de endividamento", reitera Cristina. "Após algumas faturas e conhecendo mais dos hábitos de crédito deste cliente, conseguiremos oferecer limites de créditos pré-aprovados até que eles conquistem um valor que atenda suas necessidades."

A nova modalidade ainda está em fase beta e disponível apenas para clientes convidados.

A novidade do Nubank é mais um passo da empresa na busca por soluções criativas e inovadoras para resolver necessidades urgentes da população brasileira. Em levantamento com seus clientes, a empresa detectou que cerca de 20% nunca havia tido cartão de crédito na vida. Além disso, nos últimos sete anos, o cartão de crédito sem taxas, usado hoje por cerca de 20 milhões de pessoas, e a conta digital gratuita, com 34 milhões de clientes, já economizaram mais de R$ 15 bilhões com taxas; dando a uma parcela considerável da população, enfim, acesso ao sistema financeiro.

Os produtos do Nubank são utilizados atualmente por clientes presentes em todos os 5.570 municípios brasileiros - mesmo naqueles em que não existem hoje agências bancárias - e representam um marco do fim das tarifas bancárias abusivas no Brasil.

O anúncio acontece num momento em que o Nubank vive crescimento exponencial. Nos últimos dezoito meses, a empresa triplicou sua base de clientes — passando de 12 para 34 milhões de pessoas. O crescimento ocorreu em todas as faixas etárias, num sinal claro de aceleração da adoção de serviços digitais. Durante a pandemia, a empresa registrou, por mês, 30 mil novos clientes com mais de 60 anos.

Ademais, um mês atrás, a empresa anunciou que captou uma também uma nova rodada de investimentos de US $400 milhões. A rodada, chamada de Série G, colocou o banco digital como uma das cinco instituições financeiras mais valiosas da América Latina.

O Nubank oferece atualmente conta para empresas, produtos de empréstimo pessoal, investimentos, seguros e soluções de pagamentos instantâneos. Todos produtos 100% digitais, práticos, intuitivos e a preços acessíveis.

  Revista Negócios
 Veja Também