Crédito: Assessoria Governo Cidadão

Novos mercados esperam a polpa de fruta dos agricultores de Sombreiro, em Upanema/RN

TER. 24 AGO

Há poucos meses a vida mudou para melhor no assentamento Sombreiro, em Upanema. Um grupo de agricultores familiares viu um sonho antigo ser realizado e agora produz polpa de fruta em uma mini fábrica totalmente equipada e regularizada, construída pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Governo Cidadão e Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas). Cajarana, acerola, manga e goiaba são apenas algumas das variedades produzidas que já começam a chegar nas prateleiras da região.

“A gente tinha muita vontade de conseguir algo que gerasse renda para a comunidade, até que chegou o Projeto Governo Cidadão. A luta foi grande, mas estamos muito felizes e otimistas de que vamos vencer”, comemora o representante da Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Sombreiro, José Francisco da Silva, mais conhecido como Duda. Parte dos compradores da polpa de fruta já está garantida: a Prefeitura de Upanema e o programa Compra Direta.

Para o secretário de Gestão de Metas e Projetos, Fernando Mineiro, o investimento na agricultura familiar é prioridade. “A gestão da professora Fátima enxerga o grande potencial da agricultura familiar do nosso estado e por isso não tem medido esforços para destravar esses subprojetos e colocá-los para funcionar de maneira plena. O exemplo de Sombreiro é um entre tantos que temos visto transformar vidas no interior”, diz.

A mini fábrica já chegou a produzir 170 quilos de polpa de fruta por dia, que são vendidas também na comunidade, na própria Upanema e municípios vizinhos. Com o selo de certificação, a polpa conhecida como Frutas da Roça deve ganhar em breve os quatro cantos do RN. “Somente através da Prefeitura e Compra Direta, vamos vender de dois a três mil quilos de polpa por mês. Já é um bom começo para nós”, acrescenta.

A associação de Sombreiro foi contemplada no edital de subprojetos de inclusão produtiva, capitaneado pelo Governo Cidadão e Sethas, com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial. Entre obras e equipamentos, foram investidos R$ 427 mil, incluindo a contrapartida oferecida pela beneficiária.

  Revista Negócios
 Veja Também