Crédito: Wilson Dias | Agência Brasil

Novo serviço do Banco Central substitui TED, DOC e cartão de débito

TER. 28 JUL

O PIX, o novo serviço instantâneo de pagamentos do Banco Central, promete substituir o TED e DOC e acabar com o cartão de débito. Disponível a partir de novembro, as transações poderão ser feitas gratuitamente, em qualquer hora ou dia da semana.

Os dados para as transações estarão resumidos em uma única ‘chave de endereçamento’, apenas com o número de celular ou o CPF. E também será possível pagar compras em comércios através de QR Codes.

De acordo com o Banco Central, o custo das transferências feitas com o PIX será de R$0,01 a cada 10 operações e deve ser pago pela instituição financeira que recebe os recursos. Engana-se, porém, quem acha que a rapidez e os custos com as transações são os únicos diferenciais do serviço.

“Hoje, para fazer uma transferência, a pessoa tem que informar uma série de dados, como código do banco, CPF e conta”, diz João Bragança, especialista em meios de pagamento da consultoria Roland Berger. “Não é uma experiência legal”, completa.

Por meio da nova tecnologia, os usuários terão seus dados resumidos em uma única ‘chave de endereçamento’. “Em vez de passar esse conjunto de informações, o cliente informa somente o número de celular, ou o CPF, e todos os dados necessários para a transação já estarão disponíveis”, explica Bragança.

Canal MEIO e Estadão

  Revista Negócios
 Veja Também