No Brasil, os pequenos negócios representam 99% do total de empresas privadas, ou seja, 14 milhões de empreendimentos. Empregam 55% do total de trabalhadores com carteira assinada e são responsáveis por 27% do PIB. Os números mostram a força das micro e pequenas empresas (MPE) para o desenvolvimento econômico e social do país. Entretanto, os negócios dos micro e pequenos empreendedores ainda são pouco divulgados.
Com as redações de jornais, revistas, rádios, TVs e sites/blogs de notícias cada vez mais enxutas, o noticiário se concentra no cenário público, no qual a imprensa exerce o seu papel fiscalizador. Então, qual seria a melhor saída para SER NOTÍCIA? uma estratégia simples e que gera muito resultado é investir fortemente em soluções de assessoria de imprensa. O envio de notícia pronta para divulgação espontânea na imprensa é uma delas.
Uma startup criada em Natal, no Rio Grande do Norte, oferece a solução. Através de um serviço dedicado de jornalistas especializados, o SER NOTÍCIA produz conteúdo (notícia) sobre casos de sucesso, produtos, serviços, ações ou atividades da marca. "O serviço é muito simples. O empreendedor sugere a pauta (tema da notícia) e os jornalistas do SER NOTÍCIA produzem o conteúdo para divulgar na imprensa. A notícia também é publicada em sites/blogs parceiros, como o Novo Notícias, o Portal Negócios e o Jornal da Empresa", explica George Fernandes, idealizador e CEO do SER NOTÍCIA.
A solução oferecida pela startup é uma estratégia de comunicação orgânica que auxilia o negócio a ganhar mais visibilidade, mais autoridade e, consequentemente, mais vendas. O conteúdo jornalístico também transmite mais credibilidade para o leitor do que um anúncio publicitário, por exemplo, já que na propaganda a empresa fala de si mesma. Isso, porém, não anula o investimento em publicidade. O ideal é investir nas duas frentes.
COMO FUNCIONA O processo de produção e divulgação da notícia, através da solução SER NOTÍCIA, é simples. Primeiro, o empreendedor define a pauta com o jornalista da startup de assessoria de imprensa. Em seguida, o assessor de imprensa produz o press release - ou, simplesmente, release -, conteúdo jornalístico, espécie de matéria-prima da notícia corporativa. Aprovado, o texto (release) é enviado estrategicamente para a imprensa. A notícia pronta também é publicada em sites/blogs parceiros do SER NOTÍCIA.
A notícia é amplificada pelas redes sociais e se eterniza na internet, podendo ser encontrada a qualquer tempo no Google. "O serviço oferecido pelo SER NOTÍCIA é avulso, sob demanda, sem contrato ou investimento fixo mensal. E pode ser repetido quantas vezes for necessário, conforme a estratégia de comunicação de marca ou negócio. A notícia alcança mais clicks orgânicos, gerando mais consultas no site/blog e redes sociais e, consequentemente, mais vendas", destaca George.