Fabiano de Abreu
Crédito: Divulgação

“Nosso corpo é como uma máquina, precisa de manutenção constante” diz Fabiano de Abreu

SEG. 07 SET

Neurocientista e psicanalista Fabiano de Abreu orienta dicas importantes para o funcionamento do corpo. Assim como as máquinas, se a manutenção não for feita a possibilidade de causar prejuízos é bem considerável.

Imagine uma máquina que é de extrema importância para nós. Sua manutenção deve ser feita constantemente. Quando não é feita, ou realizada de forma incorreta, certamente este produto passará por problemas, e aí vai demandar mais esforços para serem reparados. Assim é também com nosso corpo, que assim como equipamentos, precisam ser fiscalizados sempre durante o funcionamento.

Segundo o neurocientista, neuropsicólogo e psicanalista Fabiano de Abreu, “vivemos em um momento de cuidado e aproveitamento, pois nosso organismo, com a inscrição do código genético, nos cobra um estilo de vida não mais disponível no cenário atual. E aproveitamento, pois temos mais chances e conhecimento para viver uma vida melhor e com maior longevidade”.

Para alcançar êxito nestas tarefas, Fabiano explica que a saúde mental é primordial: “Uma disfunção nos neurotransmissores pode acarretar inúmeras doenças que atrapalham não só a nossa condição física, mas também o equilíbrio emocional”, ele conta. Além disso, ele reforça que “são nossas ações e hábitos que resultarão num melhor bem-estar, numa vida mais longa, e que vai nos prevenir até mesmo de doenças genéticas”, comenta.

O neurocientista reforça ainda que o conhecimento e o estilo de vida são primordiais para que possamos nos preparar para o que vir por aí: “Com base nisso, sabemos o que nos espera no futuro e como podemos nos cuidar para prevenir ou evitar doenças do momento presente, assim como enfermidades que podemos herdar de nossos antepassados, ou aquelas que nos acontecerão no futuro próximo”.

Se por um lado os equipamentos requerem manutenção com reparos de seus componentes, o corpo tem uma maneira mais simples de se cuidar, completa Fabiano de Abreu: “A boa alimentação e forma física também estão relacionados à mente, pois ela nos guia e é o gatilho necessário para tomarmos os cuidados e promovermos ações que nos conferem a qualidade e responsabilidade de atuarmos como fiscais da nossa máquina orgânica. “ E ele completa com uma dica valiosa: “Somos o agente responsável e controlador do nosso próprio organismo”, finaliza.

Fabiano de Abreu: Neurofilósofo - neurocientista, neuropsicólogo, neuropsicanalista, neuroplasticista, psicanalista, psicopedagogo, jornalista, filósofo, nutricionista clínico, poeta e empresário.

  Revista Negócios
 Veja Também