'Nordeste Forte' elabora planos de ação para indústrias

TER. 03 JUL

A Associação Nordeste Forte, que reúne todas as Federações das Indústrias dos estados nordestinos, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (2), na sede da CNI, em Brasília. A Nordeste Forte é presidida pelo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo. Entre os temas abordados estão a proposta técnica e comercial para apoio do IEL Nacional na atualização do planejamento estratégico e elaboração de planos de ação da Nordeste Forte.

Durante a reunião, ficou definida a realização de reunião técnica, dentro da parceria da Associação com a Sudene, para identificar os gargalos existente e como atuar a favor das empresas, como também a oferta por meio da FINEP de capacitações gratuitas em cada Federação de todos os estados do Nordeste, com o objetivo de fomentar novos investimentos em tecnologia e inovação.

A apresentação do SENAI Cimatec/FIEB, pelo diretor de tecnologia e Inovação Leone Andrade encerrou a reunião. A Instituição Científica e Tecnológica (ICT) Senai/Cimatec visa desenvolver um programa avançado de suporte tecnológico para promover a pesquisa aplicada nas tecnologias integradas da manufatura para atender a indústria brasileira.

Atua no desenvolvimento de serviços tecnológicos inovadores para o apoio à pesquisa e inovação em empresas há cerca de 10 anos. O Senai/Cimatec possui larga experiência no desenvolvimento de projetos inovadores, sendo reconhecido pelas empresas baianas e nacionais pela sua capacidade técnica no atendimento às demandas industriais, reforçada pela experiência institucional adquirida a partir da participação da Ação Piloto EMBRAPII, em 2012.

Destaca-se como principais projetos inovadores na área de competência o desenvolvimento de robôs submarinos, tecnologias para reaproveitamento de rejeitos de minérios, desenvolvimento de plantas piloto, otimização de produtos e processos para os setores de mineração e químico, além de soluções para manufatura enxuta e simulações para processos aeronáuticos.


Fonte: Agência de Notícias da FIERN
 

  Revista Negócios
 Veja Também