Crédito: Divulgação

No Dia Nacional da Biblioteca, entenda a importância da valorização desse espaço no processo educacional

SEX. 09 ABR

Livros, arquivos, histórias em quadrinho, estantes, mesinhas de estudo... Uma diversidade imensa encontramos em uma única sala. Este ambiente, por vezes tão silencioso, não parece fazer sentido nos tempos atuais. Mas é neste ponto que entra a importância da ressignificação das bibliotecas, tornando-as atrativas e criando um sentido maior para as crianças e adolescentes.

Neste 9 de abril, é celebrado nacionalmente o Dia da Biblioteca. "O espaço não é só um ambiente que empresta livros, é um universo, um local comunitário que permite o acesso à informação de maneira democrática", explica Taise Albuquerque, bibliotecária do Colégio das Neves, em Natal. Para ela, este espaço é um elemento essencial para a alfabetização, educação, para a contribuição da informação e do desenvolvimento social e cultural das pessoas e comunidades. "Somos um ponto de acesso onde se pode criar, trocar ideias e produzir conteúdo; um espaço que pode ser usufruído", acrescenta.

O incentivo à leitura e à criação deste hábito deve ser desenvolvido desde os primeiros anos de vida das crianças. Ter um espaço funcional, que chame a atenção dos pequenos e facilite o acesso deles aos livros, promove a autonomia e o interesse pela leitura. E foi pensando nisso, que o Neves criou um espaço diferenciado para os estudantes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, chamado "A Livraria", ressignificando as bibliotecas convencionais.

"A proposta d'A Livraria é ousada, moderna e pós-contemporânea. Como assim? Os alunos podem ler do jeito que quiserem: sentados, deitados, dentro de caixotes, nos sofás... Então é um projeto muito inovador", comenta a coordenadora dos movimentos estudantis e idealizadora do projeto no Neves, Ana Régis. O espaço foi desenvolvido com uma árvore em destaque e com as luzes do ambiente saindo desta árvore, tudo pensando nos estudantes e na percepção deles, criando um espaço convidativo e onde a imaginação pode ir longe.

A biblioteca escolar é um elemento essencial de qualquer estratégia de longo prazo. "Ela oferece oportunidades para realizar experiências no campo da informação e também da imaginação, levando o estudante em uma viagem pelo mundo através de todos os livros disponibilizados", conclui Ana Régis.

  Revista Negócios
 Veja Também