Midway Mall, um dos negócios de Nevaldo Rocha
Crédito: Arquivo

Nevaldo Rocha: visionário e um dos melhores exempos do empreendedorismo do Brasil

QUI. 18 JUN

De Caraúbas, cidade distante 290 km de Natal, para o mundo. Nevaldo Rocha de Oliveira, 91, é considerado um visionário e um dos melhores exemplos do empreendedorismo brasileiro. Morto, em sua casa, em Natal, de causas naturais, na noite desta quarta-feira (17), Seu Nevaldo deixa um legado para empreendedores do Brasil e do mundo sustentado em cinco pilares: honestidade, simplicidade, foco, transparência e meritocracia.

De família humilde, morador de uma cidade castigada pela seca no sertão e com pouca oportunidade de estudar, ele acumulou patrimônio de US$ 1,7 bilhão, de acordo com levantamento da Forbes de 2017. Na década de 1940 abriu o seu primeiro empreendimento em Natal, em parceria com o irmão Newton Rocha. Na década de 1970, já dono da Guararapes, comprou a Riachuelo, expandindo um império pelo Brasil.

O fundador do grupo Guararapes-Riachuelo, tem sob seu guarda-chuva as Confecções Guararapes, Midway Financeira, Transportadora Casa Verde e Shopping Midway Mall. O grupo de varejo é o maior do país com 300 lojas e mais de 40 mil empregados.

Órgãos Públicos , políticos, entidades de classe e empresários se manifestaram em notas de pesar pela morte de Nevaldo Rocha:

"O Grupo de Líderes Empresariais do Rio Grande do Norte – LIDE RN, seus conselheiros e empresários associados, externam seu mais profundo pesar e rendem todas as merecidas homenagens a este homem que foi muito mais do que um visionário", comentou o jornalista Jean Valério, presidente do LIDE RN e CEO do Fórum Negócios.

Fecomércio/RN: "A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN externa o seu mais profundo pesar pela perda do empreendedor Nevaldo Rocha, fundador do Grupo Guararapes/Riachuelo, um visionário que interligou, com maestria ímpar e de maneira pioneira, os segmentos de indústria, comércio e serviços em seus negócios, gerando emprego e renda para o nosso povo. Nevaldo também deixa, ao Rio Grande do Norte e ao Brasil, um inegável legado de valores cada vez mais raros e necessários a todos nós como honradez, ética, amor pelo trabalho e respeito aos seus colaboradores e clientes".

“Nevaldo Rocha é um empreendedor com muitos talentos. Merece todas as homenagens! A sua ausência será sentida imensamente, tanto por seus familiares, quanto pela indústria nacional que tem nele uma referência e, não raro, um conselheiro. O grupo Guararapes/Riachuelo é importantíssimo para o Rio Grande do Norte e muito, muito devemos a Nevaldo Rocha pelos empregos gerados (diretos e indiretos) em todo o Estado e, consequentemente, pela renda que circula a partir de sua decisão em permanecer aqui e trabalhar com os seus conterrâneos, conterrâneas. Seguramente, Nevaldo Rocha é um dos maiores empreendedores da história do Brasil. Fará muita falta!”, declarou Amaro Sales, presidente da FIERN.

"O povo potiguar está em luto pela perda de Nevaldo Rocha, um visionário que alavancou o nome do Rio Grande do Norte para o Brasil e o mundo, com os Grupos Guararapes e Riachuelo. Todo meu sentimento ao empresário Flávio Rocha e demais familiares, e amigos, pela perda irreparável da família Guararapes", destacou, em nota, a governadora do Rio grande do Norte, Fátima Bezerra.

"A Prefeitura de Natal se solidariza com familiares, amigos e funcionários do Grupo Riachuelo, ressaltando o grande empresário e ser humano que empregou milhares de pessoas e contribuiu diretamente para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte", dizia a nota da Prefeitura de Natal.

  Revista Negócios
 Veja Também