Atualmente, os negros formam o maior contingente de empreendedores no Brasil, segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada pelo Sebrae em 2017. O grupo representa 38,8% dos pequenos negócios no país, contra 32,9% dos brancos e lidera também, tanto no ranking dos empresários já estabelecidos, como iniciantes. A pesquisa revelou ainda que os empreendedores negros têm maior proporção de jovens (43% têm até 34 anos, contra 39% entre brancos). Porém, na comparação salarial, os negros continuam ganhando menos e têm escolaridade inferior aos brancos.
A designer gráfica Maíra Da Costa Pedro Luz decidiu retornar ao Brasil em 2015, depois de passar alguns anos na Itália. Sua intenção era se recolocar no mercado de trabalho, mas partiu para o empreendedorismo junto com a mãe Ivanete, abrindo um restaurante na zona norte de São Paulo. Ela diz que a ideia foi uma forma de se autoafirmar como mulher em um segmento liderado por homens na capital paulista. Além disso, também era uma maneira de se fortalecer como negra, assim como Ivanete.
Decidi partir para o empreendedorismo por necessidade”, afirma Maíra. “Foi um caminho longo e de muito aprendizado. Em primeiro lugar, restaurante não era minha área de formação e depois eu sou uma mulher negra”, acrescenta a empresária, que é sócia da mãe no Free Soul Food, um estabelecimento de comidas naturais e veganas. As duas empreendedoras não se intimidaram em função da cor da pele. Em lugar disso, decidiram que parte de seu quadro de funcionários seria formado por imigrantes. “Passamos a contratar pessoas de Angola, República Dominicana, Haiti, entre outros”, conta Maíra. E foi a partir disso que até seu cardápio mudou. “Hoje trabalhamos muito com raízes, uma especialidade dos imigrantes africanos”.
NÚMEROS33% dos brancos e 26% dos negros tem ao menos 1 empregado atualmente;
46% dos brancos e 36% dos negros esperam criar algum emprego nos próximos 5 anos;
47% dos brancos e 55% dos negros faturam até R$12 mil/ano. Além de que 9% dos brancos ainda não faturou, enquanto que 14% da cor negra ainda não faturou.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias