NE recebe investimento em novas rotas de fibra óptica

QUI. 19 SET

Cada vez mais aumenta a demanda por internet de alta velocidade em todas as regiões do país. No entanto, a região que mais tem recebido investimentos em infraestrutura de redes de alta capacidade e fibra óptica no Brasil tem sido a Nordeste. Segundo a Anatel, em 2018, houve um aumento de mais de 30% no total de acessos realizados por provedores de internet no Nordeste, passando de 1.061.278 pontos de acessos, em janeiro de 2018, para 1.388.571, em dezembro do mesmo ano.

De acordo com Sayde Diógenes Bayde, CCO (Chief Commercial Officer) da Mob Telecom, uma das principais provedoras de internet para o mercado wholesale da região, diversos fatores foram responsáveis por este crescimento: “na realidade quem está puxando o desenvolvimento da fibra óptica em todo o Nordeste são provedores de pequeno e médio porte, os provedores regionais”.

A Mob Telecom tem participação em investimentos de backbones de alta capacidade e performance, que na linguagem das telecomunicações, significa 'espinha dorsal'. Este termo é utilizado para identificar a rede principal pela qual os dados dos clientes de internet passam, e que também é responsável por enviar e receber dados entre cidades brasileiras ou até mesmo outros países.

Novas rotas de Rede Física
Segundo Sayde, a expansão da rede nordestina, assim como a criação de novas rotas é necessária por uma questão de mercado: "Estamos dentro dos principais estados do nordeste, em destaque o CE, PB, PI, PE, RN. Assim podemos chegar com internet de alta qualidade atendendo os maiores provedores regionais. Queremos levar este avanço à toda região. Do ponto de vista de telecomunicações como um todo, é a banda larga que está em crescimento acelerado através das redes de fibra óptica”. 

A expectativa é que com essa expansão, a Mob Telecom tenha a capacidade de atender mais de mil provedores.

 

Novas rotas de Rede Lógica

Rota Fortaleza x Mossoró - ativação de 100 GB de capacidade. Melhoria de transportes de alta capacidades e redundância.

João Pessoa x Campina Grande - ativação de 200 Gigas de capacidade. Ampliação de backbone para melhoria.

Arcoverde x Salgueiro - ativação de DWDM entre Salgueiro, Serra Talhada, Custodia e Arcoverde.

Ativação de 100 Gb entre Recife e Palmares - 100 Gigas entre Recife, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Porto de Galinha, Rio Formoso, Barreiros, Agua Preta e Palmares.

Rio de Janeiro x Fortaleza (20 GB) - ativação para melhoria de transporte de conteúdo entre as Cidades. Os conteúdos do Rio de janeiro direto para o  IP híbrido da Mob Telecom.

Ativação de 100 Giga entre Recife x Salgueiro x Petrolina, para melhoria de transportes de alta capacidades e redundância.

 

 

  Revista Negócios
 Veja Também