Natal figura como 3ª cidade do NE mais inteligente e conectada

TER. 24 SET

Natal aparece na 69ª posição do ranking Connected Smart Cities, que elenca anualmente as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. A capital potiguar é a terceira do Nordeste, atrás de Recife (23º) e Salvador (39º), e está à frente de Fortaleza (71º). O estudo elaborado pela consultoria Urban Systems em parceria com a empresa de organização de eventos Sator envolveu 74 cidades. 

Foram considerados onze eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Dentro deles, são analisados cerca de 200 indicadores, dos quais 70 são considerados para o ranking final.

Campinas desbancou São Paulo como a cidade mais conectada do Brasil. No ranking anterior, do ano passado, a cidade do interior paulista figurava em quinto lugar e em 2019 se destacou em quatro categorias: economia, tecnologia e inovação (primeiro lugar), empreendedorismo (segundo), governança (terceiro) e mobilidade (quarto).

A líder do ranking concentra 5 parques tecnológicos e 5 incubadoras de startups. Ela apresentou um crescimento de 5% no número de empresas de tecnologia e 21,9 depósitos de patentes a cada 100 mil habitantes. Surpreende no ranking, a posição de capitais como Vitória/ES (8º lugar) e Campo Grande/MS (11º).

O ranking é um reflexo de um movimento que vem acontecendo há algum tempo no Brasil. As capitais do Sudeste estão deixando de ser os únicos polos de tecnologia e inovação e as cidades do interior estão conquistando cada vez mais espaço.
 

 

  Revista Negócios
 Veja Também