Natal é a capital mundial da tecnologia durante quatro dias

QUA. 11 ABR

“De hoje até domingo, Natal será a capital mundial da tecnologia”. Com a mesma frase, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, e o novo prefeito de Natal, Álvaro Dias, abriram oficialmente, na manhã desta quarta-feira (11), no Centro de Convenções, a primeira edição da Campus Party na capital potiguar.  

A grandeza da maior experiência tecnológica do mundo, como faz questão de enfatizar Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party Natal, pode ser resumida em números: são esperados cerca de dois mil campuseiros, como são chamados os amantes da tecnologia que acampam, literalmente, durante os quatro dias e 40 mil visitantes na Open Campus (área aberta ao público). São 250 horas de conteúdo, 24 horas por dia, 20GB de internet cabeada (apenas para os computadores – não há uma rede de wi-fi oficial do evento) e 500 pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, nos serviços oferecidos e produção e organização do evento.   

Mais informações no site http://brasil.campus-party.org/ 

Na coletiva de imprensa, que reuniu agentes dos governos estadual, municipal e federal, além de parceiros, Francesco Farruggi, presidente do Instituto Campus Party, informou que a ideia é transformar Natal numa referência em tecnologia nas regiões Norte e Nordeste do país.

“Natal tem um ambiente propício para se tornar uma referência em tecnologia na região. Recebemos muitos campuseiros do Rio Grande do Norte na Campus Party de São Paulo e tivemos um apoio fundamental dos governos, municipal e estadual, além da Universidade Federal (do RN). Tudo isso convergiu para trazer a Campus Party Para Natal”, revelou Francesco, sugerindo que a CPN seja incluída no calendário de eventos da cidade. 

Ciência, tecnologia, empreendedorismo e negócios
A experiência tecnológica da Campus Party vai muito além da ciência. Além de contar com experimentos em vários ramos da ciência e tecnologia, como robótica e temas aeroespaciais, o evento goza de um ambiente propício para os negócios. 

Em bom portunhol, Francesco Farruggi fez questão de frisar as oportunidades de negócios que se abrem com a realização desta experiência na capital potiguar. “Aqui, se faz parcerias, surgem novas startups, atraímos investidores, gera-se um ambiente de negócios”, destacou. 

Temática aeroespacial no centro das atenções
O leque de atrações é vasto, mas uma que promete chamar muita atenção, segundo a organização, será o primeiro campeonato mundial de protótipos e foguetes. Realizado em parceria com o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e Simuladores de Marte, a competição acabou batizando a Campus Party Natal como a edição aeroespacial do evento. Nas redes sociais, a Campus Party Natal será facilmente encontrada através da hashtags #CPJerimum, em alusão à expressão 'papa-jerimum', utilizada para quem nasceu em Natal.

Realidade Virtual e Inteligência Artifical, temas que estão impactando o universo da tecnologia neste início de século 21, serão um dos mais abordados durante a Campus Party Natal. De acordo com Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party Natal, a intenção é de reunir o que há de melhor no empreendedorismo digital para atender as exigências da cidade que ele acredita ser um dos principais polos do empreendedorismo digital do Brasil. 

"Buscamos palestrantes de diversas área da tecnologia e reunimos diversas referências locais, também", revelou o Tonico. Além de Inteligência Artificial, Realidade Virtual e aeroespacial, temas que impactam a sociedade e que tenham a tecnologia como pano de fundo, como educação, mobilidade e segurança, estão na programação, segundo ele.

Programação com workshops e palestras especiais
A Campus Party Natal terá 250 horas de conteúdo, com workshops para troca de experiências, programação, robótica, startups, entre outros. A estrutura da arena, segundo a organização do evento, conta com quatro palcos: 'Feel the Future', 'Creativity/Games', 'STEAM' e 'Coders/Makers'. Palestras especiais, como a do engenheiro e educador Gabe Gabrielle, que vai contar a trajetória do programa especial da NASA, ou a de Jon 'Maddog' Hall, membro do Linux Professional Institute, que vai falar sobre o sistema linux para computadores, estão na programação oficial.   

Entre as atrações aa área aberta ao público, haverá um palco chamado 'Entrepreneurship' e o visitante poderá se divertir com simuladores de realidade virtual e aumentada, competição de games, apresentação de projetos acadêmicos, startups com ideias inovadoras e oficinas de robótica e de linguagem de programação. A grande atração, no entanto, deve ficar por conta da corrida de drones com pilotos profissionais. A programação ainda conta com corrida de ciborgues, palestras e workshops com temas espaciais e simulações à Marte.

A Campus Party Natal conta com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte, Prefeitura de Natal e parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Telebras e Use Telecom.  
 

  Revista Negócios
 Veja Também