Natal conta com um bom ecossistema de startups

DOM. 15 ABR

“A inovação tecnológica é uma vocação do Rio Grande do Norte”, costuma afirmar Carlos Von Soshten, mais conhecido como em Natal como ‘o mago das startups’. Segundo ele, junto com a Paraíba, que conta com o Parque Tecnológico de Campina Grande, e Pernambuco, cuja excelência do Porto Digital/CESAR é reconhecida internacionalmente, o RN tem tudo para se tornar um pólo de tecnologia e inovação na região Nordeste. 

“A região é promissora e tem um potencial fantástico. Que venha a primeira startup unicórnio do Brasil, concebida e gerada no ecossistema do Rio Grande do Norte”, torce Von Soshten. O termo unicórnio no universo das startups e empresas de tecnologia é atribuído ao negócio que ultrapassou a barreira de R$ 1 bilhão de dólares em valor. No Brasil, existem apenas três unicórnios: o aplicativo de transporte 99, a plataforma de pagamentos PagSeguro e a operadora de cartões Nubank.   

“A inovação tecnológica é uma vocação do Rio Grande do Norte”

Carlos Von Sosten


 
Entusiasta e incentivador do empreendedorismo em Natal, o consultor do Sebrae/RN diz que a capital potiguar tem muito a se desenvolver no que ele costuma chamar de 'ecossistema de startups'. "Por aqui, começamos a 'surfar nessa onda' por volta de 2012", ratifica o 'mago das startups', responsável pelo projeto SebraeLab, um ambiente de estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e às múltiplas conexões nos negócios, que está sendo construído no coração do prédio do Sebrae/RN, localizado em frente a Arena das Dunas. 

A expectativa é para que o espaço seja inaugurado até agosto. Estrutura semelhante já foi inaugurada nos Sebrae de Brasília e Belo Horizonte. “Até agosto, o Sebraelab deve estar pronto para atender empreendedores ávidos para estabelecer novos negócios”, aposta Von Soshten.

Seis anos depois das iniciativas empreendedoras (as primeiras iniciativas começaram em 2012, como lembrou Carlos Von Soshten), a comunidade de startups no RN, segundo Carlos, já uma referência para o ecossistema nacional. "Já temos startups do RN expandido suas operações para todo o Brasil, outras estão sendo aceleradas por investidores do eixo Sudeste, e já tivemos até um projeto brilhando no Shark Tank, programa do canal Sony", destaca. 

Ainda segundo o especialista do Sebrae/RN, Natal conta atualmente com um Parque Tecnológico em franco estágio de implantação, instituições acadêmicas, como IFRN (ITNC), UFRN (Metrópole Digital) e UnP (Empreende), intensificando suas atuações através de importantes incubadoras e centros de empreendimento; conta ainda com organizações de mobilização e fomento (Sebrae, Senac, Senai e Anjos do Brasil/RN), desenvolvendo ações para os diversos estágios de maturidade das startups: curiosidade, ideação, operação e tração. "Tudo isso nos coloca numa posição bastante favorável de fortalecimento e avanço", comenta Carlos Von Soshten.

SebraeLab
O ambiente multifuncional, com pegada sustentável, do SebraeLab deve impulsionar ainda mais as ideias dos empreendedores potiguares. “Será um lugar para viver, conviver e se apropriar. Um lugar onde os clientes e os próprios colaboradores do Sebrae possam se permitir experimentar novas práticas e processos não induzidos e sempre com um espírito mais tolerante ao erro”, define Von Soshten, fazendo questão de enfatizar que não se trata de uma incubadora. “O SebraeLab não é uma incubadora. O espaço foi idealizado para ser flexível e adaptável a cada necessidade. Assim como as nossas soluções devem ser nos dias de hoje”. 

O novo ambiente de inovação e empreendedorismo do Sebrae/RN foi baseado no conceito de serendipity: um ambiente onde as descobertas ao acaso fazem toda a diferença. O sebraeLab foi pensado, também, para se transformar em uma versão pocket para eventos e instalações em ambientes de parceiros, podendo acompanhá-lo através de um aplicativo.
 

  Revista Negócios
 Veja Também