Crédito: Governo Cidadão

Mulheres produtoras de São Rafael agora têm acesso garantido à água

QUA. 10 FEV

Os frondosos pés de caju e manga e os demais itens cultivados por mulheres de 30 famílias da zona rural do município de São Rafael, localizado na aridez do sertão, agora ficarão mais verdejantes. A Associação Comunitária das Mulheres Produtoras do Desterro, ao qual as famílias estão ligadas, está comemorando a chegada da água em suas torneiras, benefício possibilitado pela ação do Governo do Estado via Projeto Governo Cidadão com recursos garantidos pelo empréstimo junto ao Banco Mundial.

O convênio estadual foi firmado por meio das secretarias Estaduais do Planejamento e das Finanças (Seplan) e do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

O grupo foi atendido por um dos Subprojetos de Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água proporcionados pelo Projeto que incluiu, entre outros serviços, a instalação de ramais prediais, rede de distribuição, captação de água com rede de adução e de Assistência Técnica de Extensão Rural – ATER. No total, foram investidos R$ 365.933,04 em itens como caixa d'água de 15 mil litros, 6 km de adutora e 37 ligações a residências.

“Desde 2009 que a gente corria atrás de água para a nossa comunidade. É uma satisfação muito grande saber que a gente conseguiu, que vamos dormir tranquilos com água para beber e para o plantio”, confessa a presidente da associação, Rozenilde Barbosa. Essa saga de mais de uma década foi registrada em versos produzidos pela agricultora no início de sua luta, em 2009, e encerrada com novas rimas de gratidão produzidas neste ano.

Além de cajus e mangas, as mulheres produzem banana, coco, azeitona, graviola, romã, seriguela, umbu, graviola, mamão, limão e plantas medicinais. A variada produção inclui, ainda, plantas de cultivo raro na região Nordeste como a semente cumaru e as frutas amora miúra e pitaia.

Investimentos em acesso à água

É meta do Governo do RN mudar para melhor a vida das populações que convivem com as dificuldades causadas pela seca, como a escassez de água. Somente por meio do Governo Cidadão e da Sethas, estão sendo investidos R$ 33 milhões no acesso à água para milhares de famílias em mais de 70 municípios com recursos viabilizados pelo acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial. As ações vão desde a implementação de sistemas de abastecimento de água a obras hidroambientais, por meio das tecnologias sociais, como passagens molhadas e cisternas de calçadão.

“Essa ação na comunidade Desterro é resultado do trabalho integrado desenvolvido pelo Governo do RN para fazer o estado avançar em diversas frentes, reduzindo as desigualdades regionais”, finalizou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, coordenador do Projeto.

  Revista Negócios
 Veja Também