Crédito: Reprodução

Mulheres ainda são uma minoria na criação de startups

TER. 09 MAR

Apenas 4,7% das startups brasileiras foram fundadas por mulheres. Esses dados são resultado do estudo Female Founders Report 2021, produzido pelo Distrito Dataminer, em parceria com a B2Mamy e Endeavor.

Para chegar aos dados, a pesquisa fez um cálculo sobre o universo de 13 mil empresas presentes no ecossistema que informaram o ano de fundação, com uma amostra de, aproximadamente, 6,2 mil empreendimentos.

Apesar do crescimento do empreendedorismo feminino em outros setores (cerca de 46% foram fundadas por mulheres), no Brasil, no ecossistema de startup esses números caem drasticamente, como apontou a pesquisa.

O estudo revelou ainda que somente 0,04% dos aportes realizados em 2020 foram destinados às startups fundadas exclusivamente por mulheres e 72,4% delas afirmaram ter passado por algum tipo de assédio moral na hora de pedir apoio financeiro para suas empresas.

De acordo com Lilian Natal, partner & head do Distrito for Startups, esses resultados mostram que mais de 90% das startups no Brasil ainda são fundadas apenas por homens. “O mais irônico é que, embora haja todas essas dificuldades para elas, dados mostram que startups que possuem pessoas do sexo feminino em seu quadro societário tendem a ter resultados 25% melhores”, reforça Lilian Natal, em entrevista ao portal da revista Meio & Mensagem.

  Revista Negócios
 Veja Também