MPEs usam internet para se relacionar com clientes

QUA. 02 OUT

Cada vez mais, as ferramentas digitais estão inseridas nas formas de fazer negócios. Pesquisa feita pelo Sebrae Nacional mostrou que 72% dos donos de pequenos negócios no ano passado já utilizam a internet para se relacionar com seus clientes. Em se tratando de sites, o número mais que dobrou desde 2015, quando a instituição realizou levantamento semelhante, passando de 11% para 27% o percentual de empreendedores que contam com páginas na internet para seus negócios. Cada vez mais as empresas compreendem a importância da internet como ferramenta para alavancar as vendas e fomentar novos negócios

Para auxiliar empreendedores a entrarem cada vez mais nessa onda digital, o Sebrae no Rio Grande do Norte estruturou o projeto Transformação Digital, que disponibiliza para empresas tradicionais ferramentas e capacitações voltadas para adoção da tecnologia para fazer negócios e para aquelas que já estão inseridas nesse cenário a alcançar novos mercados, tudo isso baseando-se em dois pilares: relacionamento e negócios inovadores.

Uma dessas ferramentas é o Radar, uma plataforma desenhada para apoiar os empreendedores na análise de oportunidades de negócios e na localização mais adequada do seu ponto comercial. A ferramenta foi construída para oferecer de forma simples e direta, informações sobre o melhor local para abrir o negócio e as melhores atividades econômicas para se investir.

Na área de capacitação, o projeto também tem a ferramenta Negócios 4.0, que traz soluções para ajudar o empreendedor a se preparar para os desafios que o mercado moderno impõe. São quatro módulos: Comércios e Mídias Sociais; Inovação e Novas Tecnologias; Comportamento do Consumidor na Era Digital; e Operação e Engajamento de Equipes e Clientes.

As soluções do projeto se completam com a Arena Sebrae Digital, evento em que serão disponibilizar conhecimento e ferramentas inovadoras e acessíveis aos pequenos negócios no Rio Grande do Norte, mostrando de maneira prática como a transformação digital pode acontecer dentro das empresas ou nos futuros negócios. O evento será realizado nos dias 19 e 20 de novembro, na Arena das Dunas.

Presença digital
O evento vai servir para mostrar como essas novas ferramentas, como as redes sociais, podem fazer a diferença desde que planejamento e foco nesse novo consumidor. Ter um site na internet, por exemplo, pode mudar os rumos do negócio. No entanto, a criação de uma página na internet exige cuidados, a começar pela sua apresentação, pois ela define a própria identidade da empresa.

Além disso, a ferramenta tem que ser de fácil manuseio para que o público-alvo tenha um acesso mais rápido e sem perda de tempo. É fundamental, ainda, oferecer informações precisas sobre os serviços ou produtos ofertados para que o cliente saiba com quem está negociando, qual a origem dos produtos que provavelmente irá adquirir, bem como a qualidade e idoneidade da empresa.

Se a intenção, além de ter um site próprio, é criar uma loja virtual, é preciso saber qual tipo de tecnologia é mais adequada às necessidades, capacidades e exigências do negócio. Se o espaço é exclusivo de vendas, o empreendedor deverá usar ferramentas específicas, voltadas para as suas necessidades. Para montá-la, é necessário contratar uma empresa especializada, que vai customizar a página, atendendo às suas exigências e especificações, por meio da segmentação de seções e dos produtos disponíveis para venda, por exemplo.

Cinco dicas para criar um site

1. Pense como seu cliente
Planeje o site de forma que auxilie seu cliente a tomar a decisão de adquirir seu produto ou serviço. Vale testar o protótipo antes de colocar no ar, fazer pesquisa periódica e analisar o que seus concorrentes estão fazendo para que possa se diferenciar.

2. Produza conteúdo relevante
Um bom conteúdo é capaz de atrair visitantes, uma vez que a qualidade (aliada ao correto uso de termos-chave) pode garantir uma boa posição no resultado de buscas do Google. Considere produzir textos, fotos e vídeos relevantes. É possível utilizar boa parte dessa produção para divulgação nas redes sociais e em e-mail marketing, por exemplo, o que permite acessar novos e atuais clientes.

3. Ofereça serviços
Você pode adicionar uma ampla gama de serviços que façam a diferença para seu cliente. Pode ser o agendamento em restaurantes, bares ou salões de beleza; um calendário de eventos com a reserva dos ingressos; enquetes para saber qual produto deve entrar em promoção; uma loja virtual com o catálogo de produtos; atendimento por videochat; e, até um fórum colaborativo, que ajude a resolver dúvidas dos clientes.

4. Facilite o contato
Ter um formulário de contato é o ponto de partida para qualquer site. Mas você pode ir além deixando o link para que seu cliente fale com você diretamente pelo WhatsApp Business ou mesmo, dependendo do volume de interações, utilizar um chatbot, que é um robô digital, para responder perguntas mais básicas. Também divulgue as redes sociais onde seu negócio tem presença para que os clientes possam acessar.

5. Monitore
Abuse das ferramentas gratuitas que te ajudam a entender o comportamento do usuário no seu site: de onde é, como chegou até você, o que acessa, quanto tempo usa, quais problemas enfrenta e aonde vai. Essas são algumas questões que podem ser respondidas usando ferramentas como Google Analytics, Mouseflow e Hotjar.


Fonte: Agência Sebrae

 

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