Crédito: Reprodução

Movimento busca tornar Natal a capital mais limpa do Brasil

TER. 03 NOV

Um movimento, liderado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e Instituto Cidade Limpa, propõe um pacto para tornar Natal, que já foi considerada a cidade com o ar mais puro das Américas, a capital mais limpa do Brasil também. O manifesto será assinado simbolicamente por diversas instituições, entre elas a prefeitura local e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) nesta quarta-feira (4), durante a abertura do Primavera Festival, um evento digital para debater sustentabilidade, associada à cultura e empreendedorismo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://primaverafestival.com.br/.

A proposta do movimento é reunir lideranças de diversos setores da sociedade natalense em prol dessa meta desafiadora, já que o evento conta com uma programação que busca promover o debate sobre sustentabilidade e levantar uma discussão aprofundada sobre o assunto, compreendendo os mais diversos propósitos que constroem a consciência sustentável, consumo consciente e descarte adequado de resíduos.

O manifesto será apresentado, às 14h, pelo diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, o presidente do Sistema Fiern, Amaro Sales, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, e a presidente do Instituto Cidade Limpa, Nayara Azevedo.

A programação do primeiro dia do Primavera Festival também terá um webinário sobre empresas transformadoras. Participam da transmissão Pedro Telles (Sistema B), Thomas Ecksmichit , que é cofundador do Capitalismo Consciente Brasil, e Beto Scretas, do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). O outro webinário do dia vai tratar do lixo como riqueza que não pode ser descartada. Foram convidados para o debate Tião Santos, do Jardim Gramacho, Saville Alves (SOLOS ), Antônio Tiago Macena, do Instituto Ideia, e a gestora ambiental e coordenadora da Semana Lixo Zero Natal, Mariana Nunes.

Uma das grandes atrações do dia será a palestra do bicampeão mundial de ondas gigantes, Carlos Burle, que ao lado do cofundador do Instituto Cidade Limpa, Sérgio Fernandes, vai avaliar as possibilidades de se construir uma vida em comunhão com a sustentabilidade. A partir das narrativas de surfe em ondas gigantes, o atleta e coach fará uma reflexão sobre seus próprios desafios e os obstáculos para um mundo mais sustentável.

Shows musicais

Na sessão musical da quarta-feira (4), está previsto um show da cantora potiguar Roberta Sá, cuja apresentação será aberta pelo cantor e multi-instrumentista potiguar Diogo das Virgens, a partir das 20h. Ele vai transitar em um repertório de canções autorais que normalmente expõe em suas apresentações. Em seguida, Roberta Sá traz uma versão especial dos seus maiores sucessos diretamente para o festival. No segundo dia (5) o show musical será do cantor e compositor maranhense, Zeca Baleiro.

Ao longo do dia, haverá uma mostra de negócios que apresentam soluções para problemas socioambientais através dos seus produtos e serviços. São 49 empresas, ONGs e instituições, selecionadas pelo Sebrae por desenvolver atividades que contribuem com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Já as salas de Speed Dating darão a empresários a chance de apresentarem seus negócios para uma banca de investidores, governo e grandes empresas. A condução será de Daniel Gentil. Já a sala da Rodada de Negócios promoverá networking, troca de informações e conversação com outras empresas estratégicas. O Primavera Festival é uma iniciativa do Instituto Cidade Limpa, Briza Promoções e Sebrae-RN, com o apoio do Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo, e patrocínio da Prefeitura de Natal, Rio Center e InterTV. a programação completa dos dois dias pode ser conferida no site https://primaverafestival.com.br/programacao/ .

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também