Capa da Revista Vogue
Crédito: Reprodução

Moda potiguar estampa com muito estilo a capa da Revista Vogue

SEG. 07 FEV

O Nordeste está em alta. Não apenas pelas altas temperaturas e belas praias, mas também pela moda autoral e diferenciada que é produzida na região. Todo esse potencial é abordado na edição deste mês da revista Vogue, que junto com a Magalu e a plataforma Nordestesse, busca difundir o trabalho de pequenas empresas do setor de confecções que produzem moda autoral diferenciada. Entre elas, o destaque é a potiguar Depedro, uma marca que tem se firmado pela qualidade das peças, estilo e um olhar mais aprofundado para elementos tradicionais do sertão nordestino ao mesclar rendas, bordados e tipologias manuais remanescentes em roupas, o que tem conquistado o Brasil. As peças da marca potiguar chamam a atenção e compõem o editorial de capa da publicação na edição de fevereiro.

Trata-se de uma empreitada da Magalu, que lançou no ano passado sua marca própria Vista Magalu, e o hub de conteúdo Nordestesse para aumentar a participação de 18 pequenas empresas de moda da região no varejo digital. As peças – autorais e resultantes de um processo de produção artesanal - vão compor o portfólio do aplicativo da gigante do varejo nacional e já estão disponíveis para o público no app.

As produções da marca potiguar, juntamente com outras grifes do Nordeste, são estreladas no ensaio fotográfico de lançamento da parceria, que integra a capa digital da publicação e as páginas de conteúdo editorial, tratando dessa iniciativa. As fotos mostram as bermudas em crochê, vestidos feitos inteiramente com renascença, sandálias trançadas manualmente com agulha e fios de crochê e outras peças igualmente criativas concebidas pela empresa potiguar. As fotos são assinadas por João Arraes, tendo como editor de moda Kaio Assunção, direção de arte de Palmiro Rodrigues, produção executiva de Marina Chicca e beleza por Laura Lalaina. Entre as modelos, Karen Brasil e Isabelle Silvério.

Com o suporte do Sebrae no Rio Grande do Norte, a marca Depedro foi uma das empresas selecionadas para integrar a iniciativa, que foi lançada durante evento em São Paulo. “A Depedro teve acesso à curadoria da Nordestesse e no evento de lançamento com todo o suporte da instituição. O Sebrae atende e dá apoio às empresas da área de confecções do estado para que se desenvolvam e melhorem a competitividade”, explica Verônica Melo, que é gestora do Projeto Setorial de Moda do Sebrae-RN.

A gestora explica que, por meio do Projeto Setorial de Moda, são oferecidos acompanhamentos, intervenções, consultorias, cursos, oficinas em diversas temáticas para melhoria de produtos e processos com foco na inovação tecnológica. Esse suporte é fundamental para a empresa estar afinada com as tendências e, assim, possibilitar o acesso a ações de mercado nacionais, objetivando a ampliação de mercado e o posicionamento de mercado da marca.

Valorização das tradições do Sertão

A participação da moda Depedro nessa iniciativa pioneira para a região não foi à toa. Desde o início, empresa produz peças a partir da filosofia resgate da identidade do sertão e valorização da cultura e tradições do Nordeste. Por isso, todo o trabalho é baseado naquilo que é feito à mão e na ancestralidade do sertão, sobretudo da região Seridó, no Rio Grande do Norte, onde a marca surgiu há quatro anos.

A Depedro faz uso de tipologias que estavam sendo esquecidas, por serem técnicas que passam de geração para geração, como a renascença, richelieu, crochê e demais bordados típicos da região, famosos no país inteiro e também no exterior. Essa filosofia única configura o principal diferencial da Depedro, que logo no começo já vestiu várias personalidades do eixo Rio-São Paulo e consumidores em geral com roupas produzidas sob demanda através da página da loja no Instagram.

“A inserção dos bordados e tipologias do artesanato no vestuário tem dado bons resultados. Acredito muito que foi através dessa diferenciação de mercado, do uso dessas técnicas culturais, que conseguimos atingir um nicho de mercado. Apesar da infinidade de marcas existentes, creio que conquistamos os nossos clientes pela nossa proposta, cujo foco é trazer esse novo olhar sobre a essência do sertão, com nova roupagem, mais contemporânea e sofisticada. Chamamos de redesign”, justifica o empresário Marcus Figueiredo, idealizador da marca.

Para ele, a participação nesse projeto, que reúne grandes players da moda, é o caso da Revista Vogue, e do varejo, como a Magazine Luiza, deverá causar um impacto positivo nas estratégias de posicionamento da Depedro e do branding da marca. “A gente ter saído do sertão do Rio Grande do Norte, ser uma das marcas do Nordeste mais conhecidas e estampar a principal revista de moda da América Latina, já é uma conquista e tanto. Isso é posicionamento, valor e crescimento da marca no cenário da moda”.

Impulso à produção artesanal

A empresa surgiu no município de Caicó (distante 267 quilômetros da capital potiguar), possui um ateliê na cidade de Ipueira (RN) e atualmente tem hub com loja física em Natal. Mas também possui pontos de venda em Recife (PE) e Trancoso (BA). Além disso, participa de feiras e eventos especializados promovidos no país. A meta agora é alcançar todos os estados do Brasil, fortalecer presença em São Paulo, que atualmente é o centro da moda do país, e concentrar esforços para a entrada no mercado externo. “A marca já exporta, porém, a nossa ideia é conseguir chegar mais forte no mercado internacional”, adianta o empreendedor.

O mérito da empresa foi aliar o trabalho de artesãos da região, que muitas vezes não têm público consumidor para escoar a produção, à moda e imprimi-lo em peças com modelagens modernas e alinhadas com as tendências fashion. Isso fomentou a cadeia produtiva do artesanato e promovendo a valorização da criatividade daqueles que usam as manualidades como fonte de renda. “Já vestíamos muita gente no eixo Rio-São Paulo e não há dúvidas de que isso contribuiu e deu visibilidade à marca. Já tínhamos famosos como clientes e parceiros da marca”.

Segundo Marcus Figueiredo, o apoio e suporte do Sebrae foram fundamentais para o negócio. “Desde o começo, o Sebrae foi um grande parceiro nosso, com cursos e consultorias Sebraetec. Em função disso, participamos de programa de aceleração de empresas, como a com Camila Farani, e de muitas feiras. Esse aporte de conhecimento foi decisivo para a melhoria da empresa em termos de gestão e modelo de negócio mesmo para fomentar esse crescimento”, diz.

Agência Sebrae

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