Moda autoral do RN movimenta R$ 1,4 milhão em feiras de negócios e mira expansão internacional

 

Com apoio do Sebrae-RN, marcas potiguares conquistam mercado nacional, ganham visibilidade internacional e reforçam potencial da economia criativa no estado

Por Redação | Portal Negócios

Marcas autorais de moda do Rio Grande do Norte vêm conquistando espaço no mercado nacional e internacional, gerando resultados expressivos para a economia criativa do estado. Entre janeiro e maio de 2025, nove empresas potiguares movimentaram mais de R$ 1,4 milhão em feiras de negócios realizadas no Brasil, com projeção de faturar outros R$ 2,75 milhões nos próximos 12 meses.

As marcas fazem parte do Projeto da Moda, iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte que vem ampliando a presença de pequenos negócios potiguares em eventos de relevância no setor. Com foco em moda feminina, infantil e acessórios, os empreendedores participaram de feiras como BH à Porter, Ópera, Minas Trend e Contemporâneo Showroom, em São Paulo e Minas Gerais, estabelecendo mais de 300 contatos comerciais e recebendo 170 pedidos de vendas.

Internacionalização da moda potiguar

A expansão da moda do RN ultrapassa fronteiras. De 31 de maio a 2 de junho, duas marcas locais participarão da Miami SwimShow, uma das mais importantes feiras de moda praia da Costa Leste dos Estados Unidos. O evento reúne anualmente cerca de 7.500 compradores, estilistas, fabricantes e formadores de opinião de mais de 60 países. A presença potiguar contará com apoio do Sebrae-RN e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Visão empreendedora impulsionada por conexões

Para o diretor da marca de acessórios Morena Canela, Felipe Pinheiro, participar de feiras é uma estratégia fundamental de crescimento. “Além de realizar negócios, a feira gera um grande impulso de marketing e visibilidade para a marca”, afirma. A empresa esteve presente na Minas Trend e, em anos anteriores, no Salão Casa Moda, em São Paulo.

Pinheiro destaca o papel do Sebrae-RN no fortalecimento do seu negócio. “Somos clientes de longa data e recebemos apoio nas feiras, além de participarmos de cursos e imersões que ajudam a desenvolver a empresa como um todo”, relata.

A designer Bia Souza, criadora da marca que leva seu nome, também celebra os avanços proporcionados pelas feiras. “Por Natal não ser um polo de atacado, esses eventos abrem portas para clientes em todo o Brasil. O apoio do Sebrae é essencial, tanto no aspecto financeiro quanto técnico”, destaca. Sua marca é uma das duas únicas do Nordeste selecionadas para o Contemporâneo Showroom, feira voltada ao atacado de moda.

Curadoria e capacitação como diferencial competitivo

De acordo com Verônica Melo, gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, a participação qualificada em eventos é uma estratégia para consolidar a moda como vetor econômico e cultural do estado. “É nesses espaços que as marcas aumentam visibilidade, lançam coleções, identificam tendências e expandem seus mercados”, pontua.

A gestora de Moda do Sebrae-RN, Camilla Ruama, ressalta que a participação nos eventos é indicada para empresas com estrutura madura e capacidade produtiva. Por isso, a seleção passa por uma curadoria criteriosa e inclui etapas de preparação, capacitação, suporte logístico e promoção comercial.

Consultoria e apoio especializado para o setor

O Projeto da Moda do Sebrae-RN oferece um programa completo de acompanhamento a empreendedores do setor, com consultorias e mentorias especializadas. As soluções abrangem gestão, inovação, mercado e tecnologia, com foco na consolidação das marcas e na competitividade do segmento.

Com o fortalecimento das marcas locais e sua inserção estratégica em grandes vitrines de negócios, a moda potiguar se firma como um setor promissor e protagonista no cenário nacional e internacional.

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