Crédito: João Vital

Missão do Banco Mundial discute Estrada da Produção e implementação de Escritório de Projetos

SEG. 03 MAI

O avanço das obras da Estrada da Produção, no município de São Gonçalo do Amarante, e suas questões ambientais e sociais foram objeto de discussão da Missão do Banco Mundial para avaliação dos investimentos do Governo do RN, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN – Governo Cidadão.

O encontro, primeiro após a extensão do prazo do acordo de empréstimo que tem vigência até dezembro de 2022, acontece até a sexta-feira (7) e vai avaliar e discutir as execuções e investimentos de todos os componentes no âmbito do projeto. A missão está acontecendo em ambiente virtual, por meio de videoconferências.

OBRA

No primeiro momento, o gerente da Unidade Executora Setorial do Projeto junto ao Departamento de Estrada e Rodagens (UES – DER/RN), Nicodemos Ferreira, fez uma breve apresentação a respeito da via que está sendo construída pelo Governo do RN com o montante de R$ 16,8 milhões, viabilizados pelo Governo Cidadão e Banco Mundial.

“A obra da Estrada da Produção já conta com mais de 80% das intervenções concluídas e está sendo construída com material e execução de alta qualidade, seguindo o padrão das demais vias estabelecidas pelo projeto”, disse Ferreira, pontuando ainda que a estrada que será entregue no final do mês de junho, não registrou qualquer acidente de trabalho, nem casos de colaboradores que tenham contraído covid-19.

A empresa executora, CLC Construtora, assinou um termo de compromisso com o Estado de maneira a promover segurança a todos os envolvidos, seguindo todos os protocolos de biossegurança no canteiro e ao longo da execução do serviço.

Quando pronta, a via de 12,9 quilômetros de extensão vai garantir qualidade na mobilidade de forma a atender à alta demanda já existente de transporte de cargas, da produção agrícola e de passageiros da Grande Natal, dinamizando a economia e o turismo, dada a sua proximidade com o Aeroporto Internacional Aluízio Alves e com o município de São Gonçalo do Amarante, o quarto mais populoso do estado, com mais de 100 mil habitantes.

AMBIENTAL

O engenheiro agrônomo do setor Ambiental do Projeto, Mathews Alencar, seguiu com os apontamentos das atividades ambientais desenvolvidas núcleo e parceiros envolvidos, e em concordância com os especialistas do Banco Mundial relatou sobre os impactos ambientais da obra, que estão sendo monitorados e mitigados, porém necessitam intensificar as ações no que diz respeito à reposição florestal, em atendimento as condicionantes e salvaguardas ambientais.

“Estamos monitorando e acompanhamento as ações que tratam das condicionantes da supressão vegetal. Atualmente estamos ajustando tecnicamente o cronograma das ações, com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, UES-DER e Construtora CLC, de forma que as exigências ambientais sejam priorizadas e atendidas, sem prejuízos ao meio ambiente”.

Especialista em meio ambiente do Banco Mundial, Katia Dubois, corroborando Alencar, pontuou: “É preciso buscar alternativas, através de técnicas de recuperação da área e enriquecimento do solo, que possibilitem o sucesso e a sustentabilidade da ação que trata da reposição florestal”, disse.

“As ações desenvolvidas, são mitigadoras dos impactos ambientais e demonstram a preocupação do projeto Governo cidadão com o meio ambiente”, afirmou a coordenadora do Núcleo Ambiental, Andreia Batista.

O Projeto Governo Cidadão conta ainda com a Concremat, empresa que realiza fiscalização socioambiental na obra da Estrada da Produção, bem como com a CSA Soluções Ambientais, contratada pela Prefeitura daquele município, para tratar das ações diretas de recuperação de áreas degradadas e reposição florestal.

ESCRITÓRIO DE PROJETO

Na segunda parte da reunião foi discutida a implementação de um Escritório de Projetos, para a elaboração de projetos executivos de engenharia para estradas e edificações nas áreas hospitalar, de Educação e barragens com foco na celeridade, contribuindo para a modernização e para a melhoria da eficiência do RN.

“O Escritório de Projetos será de grande importância para que o Estado tenha uma carteira de projetos disponível”, explicou a gerente executiva do Governo Cidadão, Ana Guedes.

Na terça-feira (11), técnicos do Projeto Governo Cidadão, Banco Mundial e DER estarão reunidos para detalhar as ações do Escritório de Projeto.

Ainda participaram do encontro, pelo Banco Mundial, a gerente do Projeto junto à instituição financeira, Fátima Amazonas; o especialista em transportes, Carlos Bellas Lamas; a especialista em meio ambiente Maria Inês Miranda; e a especialista em salvaguardas sociais, Juliana Paiva.

Pelo Governo Cidadão, estiveram presentes o coordenador do Núcleo de Engenharia, Sérgio Araújo; a coordenadora do Social Constância Maria; e as profissionais técnicas Cristina Dantas, Nísia Souza e Nádia Machado.

  Revista Negócios
 Veja Também