Missão leva potiguares a maior evento de energia fotovoltaica

SEG. 26 AGO

Um grupo de empresários do Rio Grande do Norte terá a chance de ver de perto as soluções inteligentes para a transição energética, desde o armazenamento, transporte e gestão energética para a energia solar. Nove empresas integradoras do setor fotovoltaico potiguar integram uma missão empresarial do Sebrae no Rio Grande do Norte à Intersolar South America, a maior plataforma da indústria de energia solar da América Latina. O evento começa nesta terça-feira (27), no Expo Center Norte, em São Paulo, e terá como foco a geração centralizada, geração distribuída, financiamento e cadeia de valor. 

O Sebrae viabiliza a participação da comitiva de empresas na programação da Intersolar e de uma reunião técnica com Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que ocorre ao meio-dia da quinta-feira (29), durante a feira. O grupo é formado pelas empresas integradoras Gouveia Engenharia, It Solar, Fidias Engenharia, RP Engenharia, Energir Engenharia & Consultoria, Raios, Qualisol, JW manutenção e Eco Energy e terá uma audiência com o presidente executivo da instituição, Rodrigo Saiuaia.

O setor é estratégico para a economia do Rio Grande do Norte, que já ocupa a 12ª posição no Brasil e o terceiro do Nordeste no ranking dos estados com maior potencial de geração distribuída, com 21,1 MW de potência, segundo dados da Absolar. O estado tem uma das maiores potências instaladas da região, com mais de 1,3 mil projetos de geração de energia fotovoltaica distribuída. Daí, a importância do evento para os empreendedores potiguares, cujas empresas atuam desde a instalação, representação ou manutenção dos painéis fotovoltaicos.

O mercado de energia solar no Brasil se consolida ano após ano como uma das matrizes energéticas que mais recebe investimentos no país. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em parceria com a Clean Energy Latin America (CELA), o segmento movimentou cerca de R$ 9 bilhões em 2018, cifra que demonstra o grande potencial de desenvolvimento do setor no país, que ainda apresenta um grande caminho a ser percorrido para que a matriz seja competitiva e acessível a toda a população

Os empresários participam das três feiras que compõem a Intersolar South America e uma mostra especial: The smarter E South America é o núcleo latino-americano para o novo mundo da energia. O evento aborda seus temas relevantes, apresentando soluções e tecnologias intersetoriais.

A Intersolar é a maior feira da América do Sul para o setor solar – enfoca os ramos de fotovoltaicos, produção FV e tecnologias termossolares. Simultaneamente, no Congresso Intersolar South America, especialistas renomados falam dos temas mais atuais do setor. No ano passado, o evento recebeu mais de 20.000 visitantes e mais de 1.500 congressistas. Além disso, mais de 260 expositoras exibiram seus produtos, representando um aumento de 40% em relação aos anos anteriores.

A comitiva potiguar encontrará neste evento em São Paulo a completa cadeia produtiva dos setores fotovoltaico e termossolar – desde células e módulos FV a equilíbrio de sistemas, componentes, rastreamento, até aplicações e distribuidoras. Marcas globais e heróis locais apresentarão as tecnologias de última geração e mostrarão possibilidades de lucrar, economizar e acompanhar os avanços do mercado solar.


Fonte: Agência Sebrae
 

  Revista Negócios
 Veja Também