Amanda Gondim, presidente do evento
Crédito: Divulgação

Ministro do MCTI participa da abertura do 2° Congresso da RBQAV

SEG. 16 MAI

Com a presença do ministro Paulo Alvim, titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), acontece hoje (16), em Natal, no hotel Wish, a abertura do 2º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação. O evento busca promover a interação dos diversos atores envolvidos na produção e utilização de combustíveis alternativos, principalmente o bioquerosene para aviação. O Congresso será aberto a partir das 19h.

Especialistas nacionais e internacionais estarão na cidade para debater os temos propostos pelo evento. "Será uma oportunidade única para o nosso Estado. Receberemos na nossa cidade, pela segunda vez, alguns dos principais nomes do cenário local e internacional dentro dos combustíveis alternativos, em especial do bioquerosene para aviação", destaca Amanda Gondim, presidente do evento e coordenadora da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação.

Em uma realidade de discussão global das pautas ambientais, os combustíveis alternativos podem representar uma excelente opção para o país. “Estamos falando de um combustível que aproveita as potencialidades do país, pois parte de biomassa, como oleaginosas, álcool ou biomassa residual. Portanto, trata-se de um mercado que pode gerar milhares de empregos, renda, e ainda auxiliar na pauta ambiental, tão importante para o país. Além disso, contribui para diminuição da importação de querosene de aviação (QAV). Ou seja, ajuda na balança comercial", aponta Amanda Gondim.

O 2° congresso da RBQAV contará com apresentações de trabalhos técnico-científicos, palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais, bem como painéis onde serão debatidos temas de interesse do setor de produção de energias sustentáveis para aviação. Paralelamente ao evento será realizada uma feira, na qual empresas farão exposição dos seus produtos e serviços.

O evento é uma realização da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

  Revista Negócios
 Veja Também