Crédito: Arquivo Agência Brasil

Microempresas acumulam 4.662 novas vagas criadas no RN até abril

TER. 07 JUN

As empresas com capacidade de manter até 19 funcionários contratados com carteira assinada foram as maiores responsáveis por elevar os níveis de empregabilidade no Rio Grande do Norte no mês de abril. Essas organizações, junto com as empresas de pequeno e grande portes, foram as que mais admitiram trabalhadores no quarto mês do ano. No total, os pequenos negócios, segmento que engloba as microempresas e aquelas de pequeno porte, abriram 1.745 novos empregos no estado, seguidos das grandes corporações com outras 153 vagas criadas, em abril. Em compensação, a quantidade de demissões foi maior que as admissões nas médias empresas potiguares, com 325 postos de trabalho fechados, o que fez o RN fechar o mês com um saldo geral de 1.588 empregos. Apesar do desempenho positivo, o estado ainda acumula um déficit de 1.268 vagas encerradas neste ano.

O volume de novos empregos, abertos pelos pequenos negócios potiguares em abril, representou quase 92% do total de novas contratações no período. Esse resultado significou um avanço, considerando o desempenho deste segmento empresarial obtido no mês anterior, quando chegou a contratar 773 novos trabalhadores.

Isso significa que houve um crescimento de novas vagas abertas da ordem 125,7% de um mês para o outro, 972 vagas a mais que o total gerado em março. E as microempresas até agora têm assumido o protagonismo na abertura de novos empregos formais no estado, sendo as únicas a contratar mais do que dispensar empregados no quadrimestre. Desde o início do ano, admitiram um volume de 4.662 potiguares. Nas demais empresas, os saldos mensais acumulados foram deficitários no quadrimestre.

O desempenho das contratações formais no estado segundo o porte das empresas está no Mapa do Emprego do RN, uma publicação elaborada mensalmente pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, tendo como base os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao primeiro quadrimestre de 2022.

  Revista Negócios
 Veja Também