Microcrédito Empreendedor movimenta R$ 3 mi no Potengi

QUI. 08 FEV

A economia da região do Potengi recebeu uma grande movimentação financeira nesta quarta-feira (9), através de uma ação do Governo do RN: a entrega de cheques do programa Microcrédito Empreendedor. Desta vez, o governador Robinson Faria entregou a pequenos comerciantes 800 cheques que totalizaram cerca de três milhões de reais. O evento foi realizado no ginásio poliesportivo do município de São Paulo do Potengi.

Robinson enfatizou sobre o incentivo à independência profissional. “Estou muito feliz em entregar mais uma etapa deste Programa. E a palavra de hoje é transformar. Estamos distribuindo oportunidades para que as pessoas possam abrir ou alavancar o seu próprio negócio. É uma chance que o Governo proporciona para que os empreendedores possam trabalhar e viver na sua própria cidade”, disse o chefe do Executivo estadual.

Ao todo, oito municípios foram beneficiados: São Paulo do Potengi, Sítio Novo, Boa Saúde, Bom Jesus, Senador Eloi de Souza, Lagoa de Velhos, Barcelona e Rui Barbosa.

São Paulo do Potengi, cidade polo da região, recebeu 300 cheques. O prefeito Naldinho agradeceu a iniciativa do governo estadual. “O Rio Grande do Norte encontra, mesmo na crise, uma oportunidade de estender a mão aos microempreendedores para que eles gerem sua própria renda e fortaleçam a economia dos municípios”, afirmou.

Autônoma, Cilene de Sousa Soares, 46, de Elói de Souza, vende confecções e disse que estava há seis meses sem trabalho porque não tinha capital para investir nas vendas. “Agora minha renda familiar vai melhorar. Não só a minha, mas de todos aqui que estavam precisando. Isso é muito importante, vai ajudar muito”, completou.

Compartilhando da mesma alegria em ser beneficiado, o jovem Nivaldo Maurício, 23, de Barcelona, comentou que solicitou o financiamento porque percebeu uma necessidade comercial em seu município. “Eu pedi o empréstimo para montar uma copiadora porque vi que há pouquíssimas na minha cidade e é algo bastante procurado. Pesquisei em alguns bancos e não achei viável. Essa oportunidade que o Governo deu foi a melhor opção para mim”, destacou o empreendedor.

Programa Microcrédito Empreendedor
Desde 2015, o programa beneficiou 108 cidades de todas as regiões com financiamentos que somam quase 40 milhões de reais. Já foram contempladas mais de 13 mil operações de crédito para 11 mil pequenos negócios.

Desenvolvido pela Agência de Fomento do RN (AGN), em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), o Programa Microcrédito irá contemplar quase todos os 167 municípios do estado até maio de 2018.

Este projeto de concessão de crédito pioneiro foi implementado pelo Governo do Estado com o objetivo de apoiar o empreendedor potiguar, gerando ocupação e renda nos diferentes setores da economia. Entre as principais vantagens estão as taxas de juros do empréstimo de 1,5% ou 1,7% ao mês, prazo de até 24 meses para quitar o financiamento e os descontos de 100% dos juros para os comerciantes que pagarem as parcelas em dia.

  Revista Negócios
 Veja Também