Crédito: Reprodução

"Meu maior prazer é tirar as ideias do papel", disse Luciano Huck, em palestra para o Fórum Negócios

TER. 01 DEZ

Ter a atitude de tirar a ideia do papel e partir para a execução faz toda a diferença. E essa foi uma das lições que o empreendedor e apresentador de TV Luciano Huck deixou na última das 43 palestras promovidas pelo Fórum Negócios Experience, evento digital realizado nos dias 27 e 28 de novembro. "Meu maior prazer é tirar as ideias do papel", disse Luciano ao mesmo tempo em que reconheceu: "o mais difícil é a capacidade de execução, tirar a ideia do papel".

Empreendedor desde os 21 anos de idade, Luciano, hoje, com 49 anos, foi taxativo em relação ao futuro do Brasil: "a transformação desse país passa pelo empreendedorismo". E mais: "o universo empreendedor é um ecossistema tão potente, importante, que precisa de uma atenção especial”, disse, lembrando das dificuldades para empreender no país e citando a burocracia como uma forte barreira.

"Para você empreender no Brasil, tem que ter uma espécie de 'padrinho'. O Brasil não é um ambiente propício para o empreendedorismo. Precisamos ter menos burocracia. É tanta complexidade para se abrir e fechar empresa. Já melhorou, é verdade, mas precisa melhor mais. Há uma complexidade fiscal no Brasil que não ajuda o empreendedor, não há clareza, simplicidade, nas questões tributárias, por exemplo".

Antes de pensar em empreendedorismo, no entanto, Luciano Huck elegeu a educação como a base fundamental para melhorar a vida em sociedade no Brasil. "Enquanto a educação não for prioridade um, dois e três, no Brasil, o país não vai avançar. Quando a gente conseguir educar, qualificar, preparar uma geração inteira, independente do CEP, você vai gerar professores, empreendedores, políticos muito mais qualificados".

Educação e Inovação O investimento em educação e inovação na periferia também marcou a pauta do palestrante. "O Brasil tem uma coisa que eu chamo de pobreza hereditária, sob o ponto de vista da desigualdade, que a gente precisa combater", afirmou Luciano. "Se você não fomentar o ambiente de inovação no Brasil, vai desperdiçar muitos potenciais empreendedores, inclusive, na periferia. Não importa aonde você empreenda".

Para quem pretende empreender, negócios que tenham como base a tecnologia serão os mais promissores nos próximos anos, projetou o comunicador. "Eu vejo oportunidades em tecnologia, que é o atalho para uma série de deficiências que temos no país. Por exemplo, enquanto o Governo não se transformar numa plataforma digital, não será eficiente. A biotecnologia, a energia limpa, saúde, a telemedicina, a educação... Acho que essas são as áreas com grande potencial para os próximos anos".

Para os cerca de 30 mil espectadores que acompanharam o bate-papo de uma hora entre Luciano Huck e Jean Valério, CEO do Fórum Negócios, ele deixou um recado: "o que eu realmente acredito é em correr atrás do seu sonho. Isso faz toda a diferença. Você hoje já consegue empreender mais no Brasil do que 30 anos atrás. Mas, ainda precisamos avançar, melhorar muito. Precisamos, por exemplo, democratizar as oportunidades, independente de onde você tenha nascido. Esse é o grande desafio".

FÓRUM NEGÓCIOS EXPERIENCE Em sua 5ª edição, o Fórum Negócios inovou, migrando 100% do físico para o virtual. Com o objetivo de impactar milhares de empreendedores, o “Rock in Rio" do Empreendedorismo, como é carinhosamente conhecido pelos palestrantes que já se apresentaram no evento, virou FÓRUM NEGÓCIOS EXPERIENCE e desenvolveu uma plataforma virtual inédita para a transmissão do evento durante toda sexta-feira (27) e sábado (28). Foram 26 horas de conteúdo rico em 43 palestras para aproximadamente 30 mil pessoas por dia.

O Fórum Negócios Experience 2020 tem como patrocinadores: Unimed Natal, Totvs, Fortes Tecnologia, Solum/Beegin, Gear Up, Fala, Síndico Brasil, Cabo Telecom, Sympla, Mobster, Heroes Digital, Yazo, BNB, Sicoob, Ecomax, FRST, BWA Global, Governo do RN, Vitreo, Mcopos, Gelateria Preciosa, Autoforce, FEBRACIS.

  Revista Negócios
 Veja Também