Após um ano desafiador, em que foi preciso o empresariado se reinventar e incorporar novas tecnologias à rotina das empresas, alterando inclusive o modelo de negócio, o Sebrae no Rio Grande do Norte traça como meta atender 50 mil empresas ao longo de 2021. Uma meta ousada, logo após uma crise econômica sem precedentes provocada por uma pandemia, que ainda aponta sinais de estar longe do fim.
No entanto, o indicador foi estipulado dentro do plano plurianual da instituição. A previsão é ofertar 159 mil horas de consultorias, sendo a maior parte de consultorias presenciais, para auxiliar empreendedores a lidar com os desafios que virão ao longo do ano e tornar esses negócios mais competitivos.
Essas metas são definidas a partir de um planejamento estratégico, elaborado pelo Sebrae com a participação da diretoria executiva e gestores de projetos da instituição, além da contribuição de instituições parceiras. O objetivo é atender da melhor forma possível à classe empresarial potiguar, levando em conta o momento econômico do país e os desafios impostos ao mercado, sem desconsiderar parâmetros de desempenho em exercícios anteriores.
Além do atendimento à empresas já estabelecidas e formalizadas, o Sebrae programa ainda realizar atendimento e fornecer orientação técnica à pessoas físicas, ou seja, potenciais empreendedores, que têm uma ideia de negócio e precisa de apoio para tirá-la do papel. Para esse público, a instituição estima realizar 72,2 mil atendimentos.
Dentro do planejamento, estão previstas as capacitações presenciais e remotas, como cursos, oficinas, palestras, seminários e rodadas de negócios. Também estão programadas as consultorias técnicas especializadas, que totalizam 159 mil horas, sendo 134,3 mil de consultorias presenciais e outras 24,5 mil horas de consultorias remotas.
Para superar os desafios deste ano, o Sebrae coloca à disposição dos empresários vários programas e projetos setoriais que oferecem soluções inovadoras de gestão, produto, processo e de mercado para pequenas empresas do setores da indústria, comércio, serviços e agronegócio. Durante todo o ano, será oferecida uma extensa programação de cursos, palestras, oficinas e seminários, além das ações de acesso a mercados, como as rodadas de negócio, entre outras.
Agência Sebrae