Cirurgião plástico Hildo Freire Fernandes
Crédito: Divulgação

Melhora nos índices da pandemia e chegada do fim de ano aumentam procura por cirurgias plásticas no RN

QUI. 09 DEZ

Ter o corpo bonito e modelado é o sonho de muita gente. E uma das maneiras para atingir esse objetivo é recorrer às cirurgias plásticas. A procura por esses procedimentos tem aumentado com a chegada do fim do ano e a melhora nos índices da pandemia de covid-19.

O cirurgião plástico Hildo Freire Fernandes, formado pela PUC de Porto Alegre e que atua na clínica médica do DNA Center, em Natal, explica que, historicamente, essa época do ano registra uma maior procura pela cirurgia plástica por causa do período de recessos escolares e férias, quando os pacientes ficam mais à vontade para se dedicarem ao pós-operatório, após, muitas vezes, longos períodos de preparação e planejamento.

“Além disso, neste ano, em particular, essa sazonalidade foi ainda mais amplificada pelas grandes restrições às cirurgias eletivas por conta da pandemia da covid-19, o que causou um enorme represamento da demanda. O simples fato da retomada dessas cirurgias é alentador, ainda que não nos descuidemos das medidas sanitárias de prevenção”, acrescentou o cirurgião.

As cirurgias mais procuradas continuam sendo a lipoescultura e as próteses mamárias, seguidas de perto pelas abdominoplastias e suspensões ou reduções das mamas, muito influenciado pelo fator regional, a cultura e os hábitos da forma de se vestir, diretamente relacionados ao clima.

“Na nossa realidade, por ser Natal uma cidade tropical, em que os corpos são muito mais expostos pelas roupas leves exigidas em ambientes de praia, é natural que as cirurgias atuando sobre o contorno corporal sejam as mais desejadas”, explicou Hildo.

O cirurgião também ressalta o avanço na procura pelos procedimentos estéticos pelo público masculino, com a realização de ginecomastia (redução das mamas), lipoaspiração e as cirurgias sobre a face. “O público é cada vez mais eclético por causa de redução dos custos, tornando esses procedimentos mais acessíveis a parcelas maiores da população. Há também uma crescente desmistificação das cirurgias de estética”, comentou.

Segurança dos procedimentos

Para que a cirurgia plástica seja cercada da máxima segurança possível, alguns aspectos devem ser observados: é fundamental que o paciente escolha, não apenas um cirurgião plástico, mas que esse profissional seja certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), tendo feito residência na especialidade em serviço credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica, e reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O ambiente em que se dará a cirurgia é igualmente importante; um bom hospital, com centro cirúrgico com toda a estrutura de suporte à vida é condição obrigatória.

Sobre Hildo Fernandes

Hildo Freire Fernandes é cirurgião plástico pela PUC de Porto Alegre/RS. É profissional da unidade médica do DNA Center (rua Major Laurentino, 1220, Tirol) e trabalha com cirurgia plástica geral, atuando também em cirurgias reconstrutivas oncológicas, dos queimados e da mão. O médico também faz parte do staff da Liga Contra o Câncer e do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Walfredo Gurgel.

  Revista Negócios
 Veja Também