Mel de abelha é destaque em receitas nas oficinas do Terroir

TER. 15 OUT

Da entrada à sobremesa, o mel é um ingrediente muito utilizado por chefs de cozinha que buscam o resgate das receitas tradicionais da cozinha brasileira. Este é o caso da chef pernambucana Elizabeth Assunção, que ministrou uma oficina gastronômica no espaço Terroir do Sebrae na Festa do Boi, e fez um drink à base de mel, uma entrada de pastel de queijo de cabra com ar de mel, o prato principal de camarão com molho de mel e shoyo, com arroz basmati e de sobremesa um apetitoso ganache com honeycomb.

O evento continua até o próximo sábado (19), das 14h às 22h, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, região metropolitana de Natal. O espaço Sebrae Terroir realiza uma programação extensa, composta de oficinas gastronômicas, seminários técnicos, fazenda digital e exposição de produtos terroir potiguares. O terroir é um termo francês que não tem tradução literal e pode ser entendido como uma região demarcada com características próprias de um lugar, seu clima, sua natureza e sua geografia de onde germinam e fazem brotar um alimento peculiar. Além disso, conectam o lugar, seu povo e suas técnicas para o cultivo e produção de determinados alimentos de forma ímpar, com raízes culturais e identidade singulares.

Além do mel de abelha, ingredientes como filé de camarão, queijo de leite de cabra, gengibre, pimenta dedo de moça, pimenta cayena, azeite e lecitina de soja farão parte do menu da chef que faz questão de destacar a importância de valorizar os produtos regionais, especialmente do Rio Grande do Norte. “Temos uma diversidade de produtos rica em qualidade e nutrientes. Não precisamos recorrer a outros mercados para preparar receitas diferenciadas. Dispomos de ingredientes com muita versatilidade e que se harmonizam perfeitamente para uma receita saborosa”, explica.

Quanto à rejeição que muitos têm ao mel de abelha puro, Elizabeth Assunção afirma que tudo é uma questão de paladar. Contudo, a chef pernambucana radicada em Natal acredita que sabendo fazer a combinação adequada com outros ingredientes, é possível se obter receitas deliciosas e capazes de conquistar o paladar mais exigente. “O mel é um ingrediente bastante versátil e tem propriedades bactericidas. Basta que seja feita a combinação adequada”, defende ela, que é também instrutora da Escola Senac Barreira Roxa, localizada na Via Costeira de Natal.


Fonte: Agência Sebrae

 

  Revista Negócios
 Veja Também