Crédito: Divulgação | Assessoria de Imprensa

Medicina Diagnóstica: expertise dos profissionais e qualidade dos laudos são decisivos para o paciente

QUI. 26 MAI

Fundamental para a definição do diagnóstico preciso e do tratamento mais adequado para cada doença, a Medicina Diagnóstica vem crescendo em importância diante do avanço da tecnologia e, também, do aprofundamento técnico dos profissionais especializados na análise e confecção de laudos. Nesse contexto, a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer vem obtendo destaque local e nacional, sendo recomendada por médicos para a realização de exames não somente vinculados a tratamentos oncológicos, mas para o rastreamento e acompanhamento de diversas doenças em que a precisão dos laudos tem papel definitivo para a conduta junto ao paciente.

A Liga conta com maquinário e profissionais para a Medicina Diagnóstica de diversas patologias da população em geral. O parque de aparelhos de diagnóstico por imagem de última geração da instituição figura atualmente entre os melhores do país, atendendo a população em geral tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como também por convênios e particular.

O médico Arthur Villarim Neto, coordenador da Liga, explica que a diferenciação vem do fato de a Liga contar com uma equipe médica experiente e de alto nível técnico, que realiza treinamentos contínuos, com foco também em diversas subespecialidades.

"A área de Medicina Diagnóstica é considerada desafiadora, por estar em constante evolução. Nossa equipe de médicos vem, ao longo dos anos, realizando treinamentos contínuos, de modo que contamos com diversas subespecialidades, que tornam o laudo mais preciso. Por exemplo, nossa equipe de radiologistas conta com diversos subespecialistas com expertise em sistema nervoso central, abdômen, sistema musculoesquelético, entre outras. Dessa forma, asseguramos um laudo de melhor qualidade", afirma Arthur Villarim Neto.

Como auxiliar ao olhar médico, as máquinas utilizadas nos exames estão entre as melhores disponíveis, e passam por manutenções periódicas. "Temos ainda uma grande preocupação com manutenção e calibração de nossas diversas máquinas, assegurando uma aquisição de imagens e laudos de alta qualidade", completa o médico.

Na Liga é possível realizar exames de cintilografia, colonoscopia, densitometria óssea, endoscopia digestiva alta – EDA, mamografia, radiografia (RAIO-X), ressonância magnética, tomografia computadorizada, tomografia por emissão de pósitrons – PET-CT (PET SCAN) e ultrassonografia. Ainda há os procedimentos guiados por ultrassonografia e tomografia: punção de nódulos mamários, punção de linfonodos, biópsia de próstata, biópsia hepática, biópsias abdominais, entre outros, e os exames para diagnóstico pulmonar: espirometria e DCLO (esse último em fase de instalação).

Os agendamentos podem ser realizados via site (ligacontraocancer.com.br) e através do aplicativo (Agendamento Liga) disponível para Andoid e iOS. No sistema online, além do agendamento, é possível verificar o histórico de resultados no parque de imagens, a lista de exames e ter acesso às demais soluções de tecnologia da Liga. Além disso, os exames podem ser agendados pela Central de Atendimento: 84 4009-5600 (fixo) e 84 4009-5601 (Whatsapp).

Sobre a Liga

Reconhecida pela democratização do acesso à oncologia de ponta, a Liga é formada atualmente por seis unidades, sendo uma de apoio humanitário: o Centro Avançado de Oncologia (CECAN), Hospital Dr. Luiz Antônio, Policlínica, Hospital de Oncologia do Seridó (em Caicó), o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) e a Casa de Apoio Irmã Gabriela (unidade de apoio humanitário).

Instituição privada sem fins lucrativos, a Instituição realiza por ano quase 1,5 milhão de procedimentos e destina 70% de seu atendimento a pacientes do SUS, como parte de sua missão de levar a melhor assistência oncológica a todos os cidadãos, independente da forma de acesso.

Ao longo de sua história, a Liga conseguiu alcançar um nível de excelência raro para uma instituição filantrópica, além de estar se reinventando e, com isso, conseguindo dar conta do vertiginoso crescimento da demanda. “Por sermos uma instituição filantrópica, tudo o que é arrecadado é reinvestido. Então, isso nos permite fazer coisas que uma instituição que visa o lucro não faria. É otimizando nossa receita e controlando cada despesa que conseguimos tratar da melhor forma possível todos os nossos pacientes”, afirma o superintendente da Liga, Dr. Roberto Sales.

  Revista Negócios
 Veja Também