MBF democratiza a fabricação de cerveja artesanal

QUI. 05 SET

Em rota ascendente nos últimos cinco anos, o mercado de cervejas artesanais avançou mais de 120% em 2018. De acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), o crescimento estimado em vendas do segmento é de 25% a 30% para 2019.

Prevendo esse movimento, a Micro Brew Franchising - MBF, empresa que atua no segmento de consultoria, com posicionamento em negócios como implantação de microcervejarias, fast-food, bares e restaurantes, e por meio do mercado de cerveja artesanal, apresenta o universo das franquias como um modelo de negócio que se encaixa perfeitamente nesse seguimento.

Nesta quinta-feira (5), a MBF e a Caderno 1 Comunicação Integrada apresentam a empresa em Natal, no Seis e Ponto Gourmet, no bairro de Petrópolis.

A inovação é uma das características do negócio e o crescimento do consumo das artesanais no Brasil abre uma ampla possibilidade para o universo das franquias. Unir a cerveja artesanal com o modelo de franquias é aliar segmentos que já são reconhecidos pela ascensão dos últimos anos. Além disso, investir em franquias de bares e abrir uma unidade pronta para operar podem ser mais simples do que se imagina.

“A MBF é uma plataforma franqueadora para marcas próprias proporcionando desde o conceito até os formatos de franquia. Isso tudo é inédito. Apostar nesse segmento é ter um prato cheio para bons negócios”, assegura um dos sócios da MBF e diretor Regional Nordeste da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Leonardo Lamartine.

Modelo
Um dos pontos de destaque de atuação da MBF é o modelo para bares e restaurantes. Agora todo e qualquer bar ou restaurante pode fabricar sua própria cerveja. “Por meio da MBF, qualquer bar ou restaurante passa a ter a possibilidade de fabricar e vender sua própria cerveja, de maneira fácil e simples, e o melhor: aumentando sua margem de lucro, além de contar com um produto com uma qualidade espetacular. É a democracia da cerveja”, aponta o outro sócio da MBF, Jadir Rocha. 

A MBF disponibiliza modelos de microcervejarias, específicas para bares e restaurantes, que podem produzir de 1.000 a 8.000 litros de cerveja e chope, em um espaço que varia de 30m ² a 40 m², com um investimento na ordem de R$ 300.000. Além disso, disponibiliza, de forma simples, todo o processo de fabricação, incluindo toda a assistência técnica. Luciano Fialho, sócio e mestre cervejeiro, comenta: "Cervejas especiais agora poderão ser tomadas como nos pubs europeus".

Franquia
Uma franquia garante maior alcance de lucro e retorno financeiro, se comparada a uma empresa ou a um bar comum. De acordo com um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em matéria publicada no Portal do Franchising, 23% das empresas brasileiras encerram suas operações após dois anos de funcionamento. Entre as franquias, no entanto, o índice é de apenas 5%, segundo avaliação da ABF. A explicação é simples.

Os modelos de negócios de franquias já foram testados e ganharam maturidade criando assim uma receita de sucesso. Essa receita é replicada em locais ou pontos comerciais onde os índices mercadológicos são semelhantes ao que já obtiveram êxito aumentando as chances do negócio alcançar resultados lucrativos. E, no que depender do mercado de alimentação e bebidas, em que as franquias de bares estão inseridas, esses resultados devem mesmo acontecer.

 

  Revista Negócios
 Veja Também