Presente no mercado brasileiro desde de 2012, o Marketplace é conhecido como um shopping center virtual, onde o cliente é capaz de comprar diversos produtos de vários segmentos em uma só compra. Esse mercado está em plena expansão, nos últimos anos, grandes varejistas adquiriram este modelo e ampliaram o seu faturamento. O Marketplace cresceu cerca de 90,7% em 2017 a 2018, conforme a pesquisa da Precifica, empresa especializada no monitoramento de preços do e-commerce.
Utilizando esse mercado, as lojas online cresceram 47% no primeiro semestre de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019. É a maior alta no setor em 20 anos, conforme o levantamento realizado pela Ebit/Nielsen, empresa especializa em avaliar o e-commerce e os clientes.
Criado para facilitar as compras online e fazer com que as lojas cresçam, o Marketplace é uma ferramenta que permite o dono de uma loja cadastrar o seu negócio em uma outra loja virtual, essa que por sua vez, possui uma grande visitação. De um lado, o e-commerce oferece toda a plataforma de vendas e influência de uma marca consolidada e do outro, o lojista pode utilizar uma estrutura pronta de vendas para atrair o consumidor e gerar lucro para si próprio.
Esse serviço funciona em um modelo de parceria, pois assim, o lojista que pretender estar presente na plataforma de vendas, precisará realizar um cadastro que será analisado e aprovado. Neste mercado, ele não terá que pagar nenhuma taxa e nem mensalidade, apenas fornecer uma comissão sobre os pedidos aprovados.
Para aumentar a credibilidade e aumenta as chances de crescimento das lojas, muitas plataformas de vendas solicitam que os vendedores estejam com os negócios regularizados, com um CNPJ apropriado para vender no varejo e emitir nota fiscal.
Assim que a loja for aprovada no pré-cadastro da plataforma de vendas, o lojista precisará configurar sua loja dentro do Marketplace, colocando logotipo e informações sobre a empresa. Depois terá que subir os dados de seus produtos na plataforma, que passaram por um processo de aprovação e depois começaram a ser comercializados.
A Neo Delivery, rede de franquias especializada em entrega via moto frete, foi criada justamente para atender esse nicho com a qualidade que o mesmo necessita. Fundada em plena pandemia, tem o intuito de facilitar a entrega de qualquer produto que possa ser transportado em uma moto.
A rede possui um aplicativo com diversos lojistas parceiros cadastrados, onde é a encarregada de realizar as entregas dos produtos comercializados na plataforma.
Sobre a Neo Delivery
Fundada para cobrir as demandas da rede de franquias do restaurante Brasileirinho Delivery, o empresário Jhonathan Ferreira e sua esposa Julie Ane Guimarães, fundaram a Neo Delivery, que chegou ao mercado oferecendo o serviço de entrega via moto frete. Fundada em 2020, a rede já possui cerca de 8 unidades franqueadas.