Jordan Medeiros, professor

Marketing Verde: caicoenses têm consumido mais produtos de marcas que adotam ações socioambientais

QUA. 04 JAN

Área em expansão, o Marketing Verde surge como uma nova proposta estratégica de desenvolvimento para marcas e empresas. Unindo conceitos de marketing a ações de preservação do meio ambiente, onde se comercializa produtos e serviços baseados em benefícios de aspectos da sustentabilidade (social, econômico e ecológico), proporcionando uma imagem ecologicamente consciente.

Essa temática foi estudo de uma pesquisa desenvolvida pelo professor de Gestão, Comunicação e Negócios da Universidade Potiguar (UnP), Polo Caicó, Jordan Medeiros. “É um tema relevante porque vivemos uma era de conexões de marcas e consumidores, os comportamentos dos usuários têm se alterado e temos vivenciado indivíduos com fortes valores pessoais e que influenciam o comportamento de compra”, explica.

O estudo tomou como base o comportamento dos consumidores de Caicó, e se o pensamento socialmente responsável influencia o processo de decisão de compra, baseado em uma pesquisa de Jill Meredith Ginsberg e Paul Bloom, de 2004.

Jordan comparou os dados de 2004 e os dados coletados em 2020. Ele constatou que a população de Caicó tem consumido produtos de empresas que se voltam para essas realidades socioambientais. “E isso interfere diretamente no processo de compra, então os negócios precisam atuar neste âmbito, mesmo em cidades do interior do estado, como Caicó”, destaca.

O trabalho foi apresentado recentemente em evento nacional realizado pelo Ecossistema Ânima, grupo do qual a UnP faz parte. Para o pesquisador, a experiência foi muito positiva e culminou em importantes discussões.

“Foi uma experiência incrível, inclusive recebi inúmeros elogios quanto a abordagem desta temática, já que é um eixo inovador na área de comunicação e gestão”, comemora o professor Jordan Medeiros.

  Revista Negócios
 Veja Também